BOM DESPACHO (MG): Aplicativo para smartphones é criado para combate ao mosquito por alunos de graduação da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Alunos da faculdade Una de Bom Despacho usaram o que aprenderam para combater o mosquito que causa a Dengue, Zika e Chikungunya. Uma das turmas de Sistema de Informação desenvolveu, como trabalho de conclusão de curso, o aplicativo ‘Sem Aedes’. A ferramenta funciona para que as pessoas denunciem focos de criadouros enviando fotos para a secretaria municipal de Saúde, o que ajuda no trabalho dos agentes de saúde que fiscalizam imóveis da cidade. O coordenador municipal de Endemias, Fernando Júnior, conta como é importante os estudantes estarem preocupados em conter o mosquito.

 

 

TEC/SONORA: Fernando Júnior, Coordenador de Endemias.


“Um trabalho de um grupo de Sistema de Informação de uma faculdade de Bom Despacho. E eles resolveram fazer um trabalho para não serem somente aprovados, mas também ajudarem no combate à Dengue no município daqui de Bom Despacho.” 

 

LOC: O aplicativo está funcionando há quatro meses e já possui mais de 50 usuários. Duas denúncias de focos foram feitas por intermédio do sistema, e a secretaria de Saúde agiu imediatamente para eliminar o problema. Jean Moraes, recém-formado e idealizador do projeto, fala como é importante todos terem responsabilidade e como o aplicativo criado por ele e pelos colegas pode ajudar no combate ao mosquito da Dengue .

 

 

TEC/SONORA: Jean Flávio Moraes, Coordenador de TI

 

“Temos uma parcela de responsabilidade nesse combate. Então, hoje, todo mundo tem um celular, um smartphone. Com isso, a pessoa vai verificar o local, vai poder denunciar. Então vai facilitar muito o trabalho dos agentes, porque os agentes já vão chegar no local sabendo o que vão encontrar, vão poder já preparar o equipamento que vai levar.” 

 

LOC: O aplicativo é gratuito e está disponível para qualquer morador da cidade que tenha smartphone com sistema Android. É só você acessar o Google play store e procurar pelo aplicativo SEM AEDES. Além disso, faça sua parte, limpando sua casa e cuidando para que não haja água parada.  Para saber mais sobre as doenças transmitidas acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.