BOLETIM PARALÍMPICO: Verônica Hipólito conquista o bronze e garante 44ª medalha para o Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Verônica Hipólito conquistou o bronze nos 400 metros para atletas com paralisia cerebral. A velocista de São Bernardo do Campo concluiu a prova em um minuto, 03 segundos e 14 centésimos e garantiu a 44ª medalha para o Brasil. Kadeena Cox, da Grã-Bretanha, levou o ouro e bateu o recorde mundial. A segunda colocada foi a chinesa Junfei Chen. No dia 9, Verônica, que tem apenas 20 anos de idade, conquistou a prata na prova dos 100 metros na mesma classe.
 
Felipe Gomes e Daniel Silva estão classificados para a final dos 200 metros para atletas com cegueira total. Felipe passou em segundo lugar, com o tempo de 22 segundos e 50 e Daniel Silva, em terceiro, com 23 segundo e 01.
 
Maria de Fátima Fonseca avançou para a semifinal da prova dos 5 mil metros do atletismo, com o 10° melhor tempo entre as duas baterias. Aline Rocha, outra brasileira na disputa, não se classificou. A final acontece nesta quinta-feira (15).
 
O goalball brasileiro segue avançando na Rio 2016. A seleção masculina, atual campeã mundial, derrotou a China por 10 a 3 e garantiu vaga na semifinal. A equipe feminina também está entre as semifinalistas, depois de bater a Ucrânia por 10 a 0.
 
Com o apoio do público, cinco nadadores brasileiros se classificaram para as finais que serão disputadas hoje, a partir das cinco e meia da tarde, no Estádio Aquático Olímpico. Beatriz Carneiro nada pelo pódio nos 100 metros peito classe SB14. Thomaz Matera compete nos 100 metros costas da classe S12. Rildene Firmino e Patrícia Pereira dos Santos disputam os 50 metros peito classe SB3. Carlos Farrenberg nada por medalha nos 50 metros livre da classe S13.
 
Na prova de ciclismo contrarrelógio, Jady Malavazzi terminou em sexto lugar. A medalha de ouro foi para a Grã-Bretanha, a prata, para os Estados Unidos e bronze, para a Itália. Jady volta ao circuito do Pontal amanhã, ao meio dia e 20, para a corrida do ciclismo de estrada.
 
Uma das principais estrelas do dia na Rio 2016, o italiano Alex Zanardi conquistou o ouro no ciclismo de estrada. Essa é a quarta medalha do ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy. Em Londres-2012, ele conseguiu dois ouros e uma prata.
 
Referência no esporte paralímpico do Irã, o halterofilista Siamand Rahman, vai tentar levantar 300 quilos, peso que equivale a dois filhotes de elefante. A prova acontece hoje, às quatro da tarde.  
 
Dois milhões de ingressos já foram vendidos nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ainda restam 2 mil ingressos para a festa de encerramento que acontece neste domingo (18), no Maracanã.
 
Até o momento, 152 recordes mundiais foram quebrados pelos atletas: 91 natação, 38 no atletismo, 12 no ciclismo e 11 no halterofilismo. Setenta e oito países ganharam ao menos uma medalha nas competições. Em Londres-2012, foram 74 países.

Com a colaboração de Isadora Grespan, reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.