BOLETIM DA SAÚDE: Saiba mais sobre a campanha nacional de doação de leite materno

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana, vai falar sobre os avanços do Ministério da Saúde no último ano e sobre a campanha nacional de doação de leite materno.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve de casa, do trabalho, no carro ou na internet! Estamos aqui mais uma vez para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre os avanços do Ministério da Saúde no último ano e sobre a campanha nacional de doação de leite materno. Para começar, vamos chamar o repórter Janary Damacena, com os detalhes dessa campanha. Diga lá, Janary!

REPÓRTER JANARY: Débora, o leite materno é o melhor alimento para os bebês, favorecendo o crescimento e desenvolvimento adequado. Em alguns casos, a criança nasce prematura e a mãe não consegue amamentar. Mas mesmo a criança internada precisa desse leite para se recuperar. Esta é a maior importância da doação de leite materno: ajudar a dar a vida para outras crianças. Assim aconteceu com Gisele Bortolini, que teve complicações na gestação e a filha Helena precisou nascer prematura. Durante a internação, Gisele não teve leite suficiente para amamentar.

SONORA: mãe, Gisele Bortolini.

“É muito difícil ser mãe de um bebê que fica na UTI, é uma luta diária pela vida e você aprende a viver o presente, o dia de hoje. E depois de um tempo eu não consegui ordenhar tudo que ela precisava, eu continuei ordenhando e o que eu não conseguia ordenhar eu tive apoio do banco de leite. Então as mães que doaram leite ajudaram a recuperar a Helena em uma fase tão crucial da vida dela”.

REPÓRTER JANARY: A pequena Helena teve ajuda de pessoas como a professora Suzi Machado, que começou a doar leite humano quando a filha dela, a Laura, nasceu há dois meses.

SONORA: mãe, Suzi Machado.

“Tem muitas crianças que precisam. E como eu a tive na casa de parto, que é mais natural, e que tem algumas mães que acabam parindo lá e não conseguem amamentar, então acaba que a gente que tem muito tem que doar para quem não tem”.

REPÓRTER JANARY: Miriam Santos é membro da Comissão Nacional do Banco de Leite Humano, e explica a importância das mães doarem qualquer quantidade de leite.

SONORA: membro da Comissão Nacional do Banco de Leite Humano, Miriam Santos.

“Primeiro a gente precisa conscientizar que o leite que ela [a mãe] tira não vai faltar para o seu bebê. Segundo, que qualquer quantidade é suficiente, um pote pode alimentar até dez crianças”.

REPÓRTER JANARY: O ministro da Saúde, Ricardo Barros, convocou todas as mães a participarem desse ato de solidariedade.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“A redução da mortalidade infantil está diretamente relacionada com doação de leite materno. Então ficam aqui todas as mães convocadas a ajudar o Brasil e as crianças do Brasil nesta ação, que é uma ação de amor e de carinho àquelas que precisam”.

REPÓRTER JANARY: O objetivo da campanha é aumentar o número de novas doadoras voluntárias, bem como o volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados por todo o Brasil.

LOC EDMAR: Obrigado, Janary, pelas informações. E agora vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite, que traz detalhes sobre os avanços do Ministério da Saúde e do SUS no último ano. Luiz, onde foram anunciados esses avanços?

REPÓRTER LP: Edmar, a capital federal recebeu nessa semana a vigésima Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, mas conhecida como Marcha dos Prefeitos. O evento teve um painel com ministros do Governo Federal. E o ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou um balanço das principais medidas adotadas pelo ministério, no último ano, para aumentar o acesso da população a atendimentos, medicamentos e insumos no SUS. Entre os destaques está a restruturação do encaminhamento de recursos federais para estados e municípios.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Nós estamos flexibilizando ao máximo. Estamos delegando aos municípios responsabilidade. Vocês é quem vão decidir como querem aplicar o dinheiro da saúde em seus municípios. Este é um princípio que esta sendo decidido, tudo por decisão da comissão tripartite”.

REPÓRTER LP: A eficiência econômica do Ministério da Saúde foi superior a três bilhões de reais, possibilitando a expansão de diversos serviços dos SUS, como a ampliação do público-alvo de seis vacinas e a implantação do Prontuário Eletrônico para todos os brasileiros. Além do ministro da Saúde, também participaram da Marcha dos Preitos os ministros da Educação, Mendonça Filho, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e das Cidades, Bruno Araújo.

LOC EDMAR: Excelente notícia, Luiz. Essa eficiência econômica só comprova que podemos ter um SUS muito melhor utilizando os mesmo recursos já existentes. E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.