BOLETIM DA SAÚDE: Confira os destaques desta semana 07/04/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

BOLETIM DA SAÚDE – PGM 45 – 06/04/2017

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana, vai falar sobre o Dia Mundial da Saúde. Também vamos acompanhar as novidades sobre a vacina contra a febre amarela.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, Brasil! Obrigado por nos deixar entrar em sua casa pelas ondas do rádio. Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre o Dia Mundial da Saúde. Também vamos acompanhar as novidades sobre a vacina contra a febre amarela. E o repórter Janary Damacena já está aqui no nosso estúdio para falar sobre os destaques do governo federal para o Dia Mundial da Saúde. Diga, Janary!

REPÓRTER JANARY: Débora, o Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta sexta-feira, 7 de abril. E este ano, o governo federal fará uma série de ações para a promoção da saúde. Exemplo disso é o compromisso assumido pelo Ministério da Saúde em deter o avanço da obesidade e fazer crescer em 17,8% o consumo de hortaliças. Essas metas devem ser cumpridas até 2019 e as crianças são o público-alvo. Os pais podem contribuir com este processo. A técnica de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, explica como.

SONORA: Gisele Bortolini, Técnica da Coord. Alimentação e Nutrição do MS.

“Os hábitos alimentares são fornecidos nos primeiros anos de vida e é importante que os pais, familiares e amigos não ofereçam para as crianças alimentos ricos em açúcar, sódio, sal, gordura, porque esses alimentos contribuem para o excesso de peso, que hoje é um grande problema na infância”.

REPÓRTER JANARY: Uma a cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está com excesso de peso, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde. Alimentos industrializados podem e devem ser substituídos por opções mais saudáveis e igualmente saborosas. A produtora Kika Pereira é mãe de uma criança e dois adolescentes, e está sempre em busca de oferecer a eles refeições naturais, sem conservantes e corantes.

SONORA: Kika Pereira, Produtora.

“Eu tento ser mais simples e balancear também os alimentos. É uma busca incansável até porque volta e meia tem novas demandas, novos alimentos, novas rotinas. Eles pedem? Pedem. E ai há uma negociação. Tudo bem, você até pode comer um biscoito, mas os mais integrais, menos açúcar, sem conservantes”.

REPÓRTER JANARY: Outra medida do governo federal para deter o excesso de peso das crianças brasileiras é o estimulo a atividades físicas não só na escola, mas no dia a dia das famílias, com brincadeiras simples como soltar pipa ou brincar em parquinhos.

LOC EDMAR: Obrigado, Janary, pelas informações. E agora nós vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite, que traz informações sobre vacinação contra a febre amarela. Luiz, o que mudou em relação a essa vacina?

REPÓRTER LP: Edmar, a partir de agora, o Brasil passa a adotar uma única dose de vacina contra a febre amarela nas áreas onde a vacinação é recomendada. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde com base na orientação da Organização Mundial da Saúde, conforme detalha o ministro Ricardo Barros.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Nós temos um programa de vacinação permanente há muitos anos que já nos dá uma cobertura muito ampla em 19 estados. E nas áreas e estados que não tinham recomendação de vacina, nós estamos agora fazendo o bloqueio de casos efetivos de disseminação da febre amarela”.

REPÓRTER LP: O Ministério da Saúde, de forma preventiva, prepara a rede pública para um possível foco de febre amarela em regiões onde a vacina não é recomendada. A estratégia inclui o fracionamento de doses da vacina para bloqueio da doença. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, explica esse fracionamento.

SONORA: coordenadora do PNI/MS, Carla Domingues.

“Nós estamos falando em fracionamento. Que quer dizer isso? Ao invés do vacinador puxar para dentro da seringa 0,5ml, ele vai colocar a 0,1ml. Então a composição da vacina, a diluição da vacina, continua a mesma. Comparando a dose fracionada com a dose padrão, os estudos demonstraram que ela mantém a mesma quantidade de anticorpos no organismo”.

REPÓRTER: É importante deixar claro, Edmar, que a medida de fracionamento só vai acontecer caso haja expansão da febre amarela para regiões metropolitanas. Inicialmente, o treinamento das equipes de saúde e preparação da rede para o fracionamento e bloqueio ocorrerá em três estados: Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, que são regiões onde não há recomendação de vacinação, mas que, numa mudança do atual cenário da doença, poderiam ser atingidas.

LOC EDMAR: Maravilha, Luiz. É claro que todos nós esperamos que não haja epidemia de febre amarela no Brasil. Mas é muito bom saber que o Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, está pronto para agir se assim for necessário. Bom... chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Robson Ferreira. Realização Ministério da Saúde e Rede Nacional de Rádio.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.