BOLETIM DA SAÚDE: Confira os destaques da semana de 21 a 28/04/2017

Salvar imagem


SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre promoção à saúde nas escolas e sobre ações para diminuir os casos de malária no país.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, Brasil! Estamos aqui mais uma vez para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre promoção à saúde nas escolas. Também vamos conhecer as ações adotadas pelo Ministério da Saúde para diminuir os casos de malária no país. Para começar, vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite, que vai falar sobre saúde na escola. Diga ai, Luiz.

REPÓRTER LP: Débora, para ampliar a atuação das equipes de saúde na rede pública de ensino, o Governo Federal lançou novo edital do Programa Saúde na Escola. A nova Portaria, assinada pelos ministros da Saúde, Ricardo Barros, e da Educação, José Mendonça Filho, estabelece doze ações a serem cumpridas pelos gestores. Agora, os estudantes vão poder atualizar o calendário vacinal na própria escola, além de participar de ações de promoção à saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti e incentivo à atividade física. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a integração das áreas de governo oferece serviços de mais qualidade à comunidade escolar.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Tenho certeza que esse avanço que estamos agora consolidando, com essa nova portaria, explicitando as ações da alimentação saudável, do combate à obesidade, explicitando o acompanhamento e regularização da vacina, e avançando na questão da biometria, no sentido de que a gente tenha os dados das crianças informados no seu cartão SUS, isso permitirá que, com a nova com a nova estrutura de informatização nos possamos identificar aquelas crianças que têm necessidades de atendimento diferenciado e proporcionar isso através do Sistema Único de Saúde”.

REPÓRTER LP: Para realizar as ações, o Ministério da Saúde vai destinar 89 milhões de reais por ano para o Programa Saúde na Escola. A iniciativa conta com o envolvimento de mais de 32 mil equipes da atenção básica. Atualmente, o programa está presente em 79 mil escolas e atinge, aproximadamente, 18 milhões de alunos.

LOC DÉBORA: Luiz, muito obrigado pelas informações. Lembrando que para aderir ao Programa, as escolas devem acessar o site egestorab.saude.gov.br entre os dias 02 de maio e 14 de junho. Vou repetir o site: egestorab.saude.gov.br.

LOC EDMAR: E agora nós vamos chamar o repórter Janary Damacena, que traz detalhes sobre o combate à malária. Conta pra gente, Janary?

REPÓRTER JANARY: Edmar, em 2016, foram notificados quase 130 mil casos de malária no Brasil. Porém, o número de pessoas infectadas tem diminuído em todo o Brasil por conta das ações do Ministério da Saúde, que tem atuado na prevenção e controle da doença. Para alertar a população sobre a importância da prevenção e o incentivo ao tratamento, o Ministério da Saúde aproveitou o Dia Mundial da Malária, lembrado na última terça-feira (25), para lançar uma campanha com o slogan “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, esse esforço tem o objetivo de reduzir os casos de malária no país.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Estamos caminhando de forma determinada para reduzir ao máximo a malária, como uma das endemias que afeta o nosso sistema de saúde público. O Ministério da Saúde não tem medido esforços para controlar, prevenir a doença no país. As ações em conjunto com Estados e Municípios têm demonstrado resultados muito positivos a cada ano. E queremos, evidentemente, com isso, transformar em uma doença controlada pelo nosso sistema de saúde público”.

REPÓRTER JANARY: Ainda de acordo com o ministro Ricardo Barros, a meta do Ministério da Saúde é alcançar até 2019, no máximo, 100 mil casos da doença em todo o Brasil.

LOC EDMAR: Obrigado pelas informações, Janary. E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.