BOLETIM DA SAÚDE: Confira os destaques da semana de 17/03 a 23/03

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana, vai falar sobre as pessoas que vivem com um cromossomo a mais, já que no último dia 21 de março foi lembrado o dia internacional da Síndrome de Down. Também temos uma notícia sobre alimentação que diz ser possível ter saúde e sabor no mesmo prato.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve do Oiapoque ao Chuí. Estamos aqui para compartilhar com todo o Brasil as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques dessa semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre a Síndrome de Down. Também temos uma notícia sobre alimentação que diz ser possível ter saúde e sabor no mesmo prato. Vamos começar chamando o repórter Luiz Philipe Leite que vai conversar conosco sobre a Síndrome de Down. Diga lá Luiz:

REPÓRTER LP: Débora, na última terça-feira, 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. E um dos objetivos do Ministério da Saúde para marcar a data este ano foi descontruir uma série de mitos. Um deles é justamente esse de que a Síndrome de Down seria uma doença. A coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brigido, esclarece: isso é um mito!

SONORA: Odília Brigido, coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

“Na verdade ela é uma condição humana geneticamente determinada. Ela não é considerada uma doença. É considerada uma alteração genética, na verdade. Doença não é. É muito diferente de você ter uma esclerose múltipla, que é uma doença que acomete o sistema nervoso. Mas a Síndrome de Down não”.

REPÓRTER LP: A Síndrome de Down é uma forma de estar no mundo, o que demonstra a diversidade humana. Assim como qualquer indivíduo com ou sem deficiências, pessoas com Síndrome de Down podem ter algumas dificuldades e estão suscetíveis a doenças. Sendo assim, todos precisam de cuidados básicos de saúde, como qualquer outro indivíduo. As pessoas com Síndrome de Down podem fazer tudo normalmente: brincar, estudar, trabalhar, namorar, casar, ter filhos, viajar... E tudo isso pode ficar mais fácil com a ajuda de um conjunto de profissionais de saúde, de educação e, sobretudo, da família.

LOC DÉBORA: Que bacana, Luiz! Quem quiser saber mais sobre mitos e verdades relacionados à Síndrome de Down pode acessar uma reportagem muito especial no Blog da Saúde. O endereço eletrônico é blog.saude.gov.br.

LOC EDMAR: Agora nós vamos chamar o repórter Janary Damacena, que vai falar de alimentação. Janary, por que essa questão preocupa tanto os governos?

REPÓRTER JANARY: Edmar, A forma como as pessoas se alimentam influencia na saúde que elas têm. E não estamos falando apenas de problemas como obesidade e sobrepeso, que têm aumentado por toda América Latina. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde revelam que mais da metade da população dessa região está acima do peso. O tipo de alimento consumido por essas pessoas também têm provocado problemas como o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol. A mudança nos padrões alimentares, registrada nas últimas décadas, revela um excesso na ingestão de produtos ultraprocessados, o que fez o consumo de pratos tradicionais e alimentos orgânicos diminuírem.

LOC EDMAR: Como mudar esse cenário? É possível ter saúde e sabor no mesmo prato?

REPÓRTER JANARY: Para mudar essa situação, é preciso mudar a maneira de se alimentar. É possível comer alimentos saudáveis, preparando pratos naturais, cozinhando de forma prática e, sobretudo, deixando a comida saborosa. Quem explica é a instrutora de Culinária Viva, Daniela Caribé.

SONORA: instrutora de Culinária Viva, Daniela Caribé.

“Essa comida comum que a gente compra em supermercado, que já foi processada, que já foi industrializada, que já está pronta no pacote, ela mascara o sabor dos alimentos e tem uma inserção de aditivos químicos que, na verdade, vão viciando um paladar. E quando você vem para uma alimentação saudável de alimentos frescos, você está com uma referência de paladar intoxicada mesmo. Quem está muito acostumado com uma comida industrializada, uma comida processada, precisa ir pouco a pouco redescobrindo os sabores reais, que são os sabores que a gente tem de uma diversidade infinita na natureza”.

REPÓRTER JANARY: Para quem acha que é trabalhoso manter uma alimentação saudável, saiba que é tudo uma questão de se adequar ao tipo de preparo que a comida necessita. Vamos ouvir algumas dicas da Daniela Caribé.

SONORA: instrutora de Culinária Viva, Daniela Caribé.

“É diferente você chegar num mercado e comprar algo que já está pronto e você coloca no forno e come aquilo, do que você ir lá na feirinha de orgânicos e comprar do pequeno produtor, para ter uma alimentação diversa, mas totalmente possível. No meu dia à dia, o que eu faço é: em um primeiro momento eu já higienizo as folhas, deixo de molho com um pouco de limão, um pouco de iodo, e depois lavo e seco na centrífuga e já guardo assim. Então eu tenho folhas para dois dias. As sementes todas eu deixo de molho antes de dormir. O arroz ou o feijão também já estão em um ponto de ser lavado e, depois, na hora do almoço [pronto para] ser cozidos, então é organização, é vontade, é escolha eu acho”.

REPÓRTER JANARY: O Ministério da Saúde tem adotado medidas para melhorar a qualidade dos alimentos vendidos nos mercados. Uma das estratégias já adotadas foi um acordo com a indústria alimentícia para a redução do sódio na composição dos produtos. Em quatro anos já foram retiradas mais de 14 toneladas de sódio de diversos alimentos industrializados.

LOC EDMAR: Janary, muito obrigado pelas informações. Quem quiser mais dicas basta consultar o Guia Alimentar para a População Brasileira. É uma publicação gratuita que pode ser encontrado no site do Ministério da Saúde. E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Robson Ferreira. Realização Ministério da Saúde e Rede Nacional de Rádio.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.