Data de publicação: 14 de Abril de 2017, 02:00h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
SINOPSE:
O Boletim da Saúde desta semana, vai falar sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe e de um acordo entre a Anvisa e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual que vai acelerar os processo de patente de produtos e processos farmacêuticos.
*******************
ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde.
LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve de casa, do trabalho, no carro ou na internet! Estamos aqui mais uma vez para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!
LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe e de um acordo entre a Anvisa e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual que vai acelerar os processo de patente de produtos e processos farmacêuticos. O repórter Janary Damacena tem os detalhes sobre esse acordo. Diga lá, Janary!
REPÓRTER JANARY: Débora, esse acordo assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) vai dar velocidade aos pedidos de patentes de produtos e processos farmacêuticos no Brasil. A medida já deve impactar em 20 mil pedidos de registro e resolver um impasse de 16 anos. Para o presidente da República, Michel Temer, a media é mais uma reforma de sucesso.
SONORA: presidente da República, Michel Temer
“As ações do governo convergem para um só ponto: o bem-estar dos brasileiros. A medida adotada hoje fará diferença na vida de quem vai à farmácia comprar um remédio para si ou para um familiar. Nós unimos esforços para oferecer a cada brasileiro um medicamento acessível e de qualidade”.
REPÓRTER JANARY: Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Fireman, os processos de análise de patente serão agilizados, eliminando as filas existentes.
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Fireman
“Hoje é um dia importante para o Complexo Industrial da Saúde. Essa medida trará uma economia para o Brasil, que poderá ampliar sua base de produção de genéricos”.
REPÓRTER JANARY: Com a nova regra, a Anvisa analisará os pedidos, para a anuência prévia, com foco no impacto à saúde pública, enquanto o INPI será o responsável por analisar os critérios de patenteabilidade. A Anvisa também poderá enviar subsídios para o exame no INPI, caso necessário.
LOC EDMAR: Obrigado, Janary, pelas informações. E agora nós vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite, que traz detalhes sobre a campanha DE vacinação contra a gripe. Temos novidades esse ano Luiz?
REPÓRTER LP: Temos sim, Edmar! A partir deste ano, os professores de escolas públicas e privadas vão poder se vacinar. Ao todo mais de dois milhões de docentes poderão se vacinar da gripe, conforme destaca o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros
“Professores estão pela primeira vez nesta lista. Então faremos, nos dias 2 e 3 de maio, a vacinação dos professores na escola, conforme acordado com o ministro Mendonça Filho e, claro, pelo fato de que eles têm contato com dezenas alunos diariamente e estão mais expostos, também, a essa contaminação. Esse é o motivo da inclusão dos professores e o fizemos com muita alegria porque entendemos que, de fato, é um grupo preferencial”.
REPÓRTER LP: A mobilização nacional para a vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 17 de abril. O Ministério da Saúde quer imunizar mais de 54 milhões de pessoas em todo Brasil. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou por que a população deve procurar a vacina o mais breve possível.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros
“Tentaremos, a cada ano, iniciar a vacina mais cedo para que as pessoas tenham mais proteção e a gente evite óbitos por Influenza. Estamos disponibilizando 60 milhões de doses para alcançar 54 milhões de pessoas. No ano passado, fizemos 93% de cobertura vacinal e esperamos este ano, de novo, superar os 90%. Precisamos incentivar as pessoas a buscarem a vacina para que nós possamos manter um número baixo de casos, um número baixo de óbitos de gripe neste ano de 2017”.
REPÓRTER LP: Além dos professores, integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias; pessoas privadas de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.
LOC EDMAR: Excelente notícia, Luiz. E para você que nos ouve e faz parte do público-alvo da vacina contra gripe, não deixe para depois. Procure o mais breve possível um posto de saúde próximo de você. Assim, você se protege da gripe e protege aqueles que estão ao seu redor. E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!
LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.
ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Robson Ferreira. Realização Ministério da Saúde.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev