Data de publicação: 28 de Julho de 2017, 09:30h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
O Boletim do Ministério da Saúde apresenta nesta semana a chegada do tratamento inovador contra a hepatite C, que promete zerar a fila de pacientes em grau avançado de comprometimento do fígado, além da oferta aos estados e municípios a plataforma web S-Codes, ferramenta que vai permitir traçar o panorama real da judicialização em todo o país.
*******************
ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.
LOC LUIZ: Olá, Brasil! Estamos aqui novamente para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Luiz Philipe Leite e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você Débora Rocha!
LOC DÉBORA: Olá Luiz! O Boletim da Saúde desta semana apresenta a chegada do tratamento inovador contra a hepatite C, que promete zerar a fila de pacientes em grau avançado de comprometimento do fígado. Nós vamos falar também sobre a oferta aos estados e municípios da plataforma web S-Codes, uma ferramenta que vai permitir traçar o panorama real da judicialização em todo o país. E a gente já começa falando deste assunto, ouvindo os detalhes com a repórter Luiza Tiné. Olá Luiza! Você acompanhou o ministro da Saúde nesta semana durante o anúncio da oferta dessa plataforma, não foi?
REPÓRTER LUIZA: Foi sim, Débora. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo assinaram um termo que disponibiliza a plataforma S-Codes, uma ferramenta digital criada pelo estado de São Paulo para facilitar a integração da União com os estados e os municípios. O objetivo é traçar um panorama da judicialização da saúde por todo país. Também foi anunciada nesta quinta-feira a distribuição gratuita da ferramenta, Com a plataforma, o Ministério pretende, junto com os estados e municípios, avaliar, controlar, detectar fraudes, assegurar o cumprimento de decisões e otimizar a aquisição e dispensação de medicamentos. Tudo para gerenciar melhor os recursos, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“O nosso interesse é de que a judicialização sirva apenas de acesso aos cidadãos brasileiros, como preconiza a Constituição, á saúde e não a interesse de laboratórios e de bancas de advogados. Então nós queremos ter o controle, e teremos estados, municípios e União todos integrados nesse sistema cedido pelo estado de São Paulo. Isso vai nos permitir analisar melhor os dados, esclarecer melhor aos senhores magistrados sobre essas demandas e usar com mais justiça os recursos da saúde”.
REPÓRTER LUIZA: Em sete anos, foram destinados pela União quatro bilhões e meio de reais para atender a determinações judiciais de compra de medicamentos, dietas, suplementos alimentares, além de depósitos judiciais. Em 2017, até maio, o valor já chega a 715 milhões de reais. Até o final deste ano, incluindo também estados e municípios, a perspectiva é de que o gasto com determinações judiciais, chegue a 7 bilhões.
LOC LUIZ: Essa foi a Luiza Tiné com os detalhes sobre a oferta da plataforma web S-Codes oferecida aos estados e municípios. Se você quiser saber mais sobre essa ferramenta, é só acessar o portal do Ministério da Saúde. O endereço você já sabe: www.saude.gov.br. E a gente segue com o nosso Boletim falando agora sobre um tratamento inovador contra a hepatite C. Quem tem os detalhes é o repórter Janary Damacena. Janary, como vai funcionar esse tratamento?
REPÓRTER JANARY: Olá Luiz, Débora e ouvintes. Todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C, em grau avançado de comprometimento do fígado, receberão um “tratamento inovador” até o final deste ano. A medida vai zerar a fila dessa população com a utilização de medicamentos que apresentam taxa de cura de aproximadamente 90%. Eles estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, conforme solicitação dos estados. Além disso, 135 mil pessoas diagnosticadas com hepatite C, serão atendidas com esses medicamentos. Este foi o caso da escritora Janette Alvim Soares, paciente curada com o tratamento oferecido pelo Ministério da Saúde.
SONORA: escritora, Janette Alvim Soares.
“Eu fui uma pessoa coinfectada com a hepatite c e o HIV desde 1990. Mas eu tive o privilégio de ser beneficiada com o tratamento da hepatite c em novembro, que foram quatro meses, doze semanas. Fui curada, graças a Deus, e hoje o meu PCR é não reagente. Eu agradeço muito ao SUS, à secretaria de saúde, ao Ministério da Saúde, por ter tido essa oportunidade”.
REPÓRTER JANARY: O anúncio desse novo esquema de tratamento foi realizado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. De acordo com o ministro, a ampliação da oferta de tratamento será possível devido à mudança na modalidade de compra do Ministério da Saúde.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“Vamos avançar comprando a cura! Queremos alcançar os 135 mil brasileiros que estão diagnosticados com hepatite, qualquer tipo, e depois vamos procurar identificar mais brasileiros que precisem do tratamento. Então nosso objetivo é eliminar a hepatite c, e faremos isso em um acordo com a indústria farmacêutica, que reduziu os preços do tratamento de US$6.900 para US$3.000 e vamos avançar nessa redução. E com isso pudemos, evidentemente, tratar mais gente”.
REPÓRTER JANARY: Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que as hepatites virais causaram quase um milhão e meio de mortes em 2015, por todo o mundo. O Brasil registrou, no ano passado, 2.541 óbitos provocados por hepatites virais, sendo quase 80% relacionados à hepatite C.
LOC DÉBORA: Obrigada pelas suas informações Janary. E com este destaque sobre o tratamento inovador contra a hepatite C a gente encerra o Boletim do Ministério da Saúde desta semana.
LOC LUIZ: É, Débora, chegou a hora da gente se despedir dos nosso ouvintes! Lembrando que para continuar acompanhando as notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa!
LOC DÉBORA: Até lá Luiz! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde.
ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite e Janary Damacena. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier Realização Ministério da Saúde.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev