BOLETIM DA SAÚDE –20/07/2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana apresenta os novos recursos do Governo Federal direcionados à Saúde Bucal e a ampliação da assistência ao tratamento de câncer no Distrito Federal.

 

LOC EDMAR: Olá, Brasil! Estamos aqui novamente para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você Débora Rocha!

 

LOC DÉBORA: Olá Edmar! O Boletim da Saúde desta semana apresenta os novos recursos do Governo Federal direcionados à Saúde Bucal e a ampliação da assistência ao tratamento de câncer no Distrito Federal. A gente começa então falando sobre esse anúncio do ministro Ricardo Barros desta semana sobre o novo investimento para a saúde bucal dos brasileiros. E quem tem as informações é o repórter Carlos Américo! Diga lá Carlos!

 

CARLOS: Olá Débora , olá ouvintes! Pois é! A saúde bucal oferecida aos brasileiros ganhou reforço de 344 milhões de reais. Esse recurso vai possibilitar a aquisição de 10 mil cadeiras odontológicas com raio-X, o credenciamento de 34 unidades odontológicas móveis, e vai custear 2.299 equipes de saúde bucal. O investimento foi anunciado pelo ministro da saúde, Ricardo Barros, nesta semana, no palácio do planalto, aqui em Brasilia. O ministro destacou que o desafio do Governo Federal é levar assistência odontológica para todos os brasileiros. Vamos ouvir:

 

SONORA: Ricardo Barro, Ministro da Saúde.

“Então o Programa Brasil Sorridente está mais estruturado e vai produzir melhor resultado já para 42% da população, que está tendo acesso aos tratamentos públicos na área de saúde bucal e, evidentemente, temos o desafio de ampliar isso para todos os brasileiros”.

 

CARLOS: O investimento em saúde bucal, feito pelo Ministério da Saúde, saltou de 999 milhões, em 2016, para 1 bilhão e meio, este ano. E só com este reforço de 344 milhões destinados a diversos serviços odontológicos, mais de 110 milhões de brasileiros terão atendimento garantido no SUS, Edmar!

 

EDMAR: Este foi o Carlos Américo que trouxe pra gente informações sobre o repasse de recursos do Governo Federal para a Saúde Bucal. E agora o nosso assunto é o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos no Sistema Único de Saúde. E nesta semana, o Distrito Federal recebeu do Ministério da Sáude, um acelerador linear ao Hospital Universitário de Brasília. Quem tem os detalhes de tudo isso é o repórter Janary Damacena. É com você Janary!

 

JANARY: Edmar,  é isso mesmo! A população do Distrito Federal e entorno vai ser beneficiada com a ampliação nos atendimentos oncológicos. NesTa semana, como vc disse, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregou um acelerador linear ao Hospital Universitário de Brasília . O equipamento de radioterapia é usado no tratamento de pacientes com câncer. O novo serviço estará pronto para atender aos pacientes dentro de seis meses e pode triplicar os atendimentos oferecidos atualmente.


DÉBORA: Janary, só lembrando aos nossos ouvintes que o HUB já oferece um aparelho que atende atualmente cerca de 45 a 50 atendimentos por mês.

 

JANARY: Exatamente Débora, e com a chegada desse novo aparelho, o HUB deve atender até 150  pacientes por mês. O ministro Ricardo Barros  , durante o anúncio do encaminhamento do novo aparelho, lembrou que a chegada  do acelerador linear é um dos dois equipamentos previstos para o DF,  e que fazem parte do Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia.  Vamos ouvir:

 

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Estamos avançando o mais rápido que podemos para poder ofertar às pessoas mais serviços e serviços mais perto das pessoas, priorizando novas instalações onde o cidadão viagem menos para ser atendido nas ações de radioterapia”.

 

JANARY: O objetivo DO Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia é ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Débora: Obrigada pelas suas informações Janary. E com este destaque sobre A PREVISÃO do acelerador linear no Distrito Federal, que vai beneficiar diversos pacientes em tratamento contra o câncer  .  a gente encerra o Boletim do Ministério da Saúde desta semana.

 

Edmar: É, Débora, chegou a hora da gente se despedir  dos nosso ouvintes ! Lembrando que para continuar acompanhando as notícias do Ministério da Saúde basta acessar o  portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais:  facebook. com/minsaude e pelo twuiter, @minsaude. Até o próximo programa!

 

Débora: Até lá Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde .

Encerramento : Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite e Janary Damacena. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier Realização Ministério da Saúde . ( Versão Rádio Nacional  e Versão Distribuição )

Receba nossos conteúdos em primeira mão.