BOLETIM DA SAÚDE – 08/09/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre um novo medicamento que vai ajudar crianças com microcefalia. Além disso, vamos falar sobre o surto de febre amarela.

*******************

ABERTURA: Boletim da Saúde. 

LOC JANARY: Olá, Brasil! Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Janary Damacena e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques dessa semana. É com você, Érika Braz!

LOC ÉRIKA: Janary, nesta semana, vamos falar sobre um novo medicamento que vai ajudar crianças com microcefalia. Além disso, vamos falar sobre o surto de febre amarela. Para começar vamos chamar o repórter Carlos Américo. Carlos ainda temos casos de febre amarela no país?

REPÓRTER CARLOS: Érika, está decretado o fim do surto de febre amarela no Brasil. Não há registro de novos casos da doença desde junho deste ano, quando foi confirmado o último caso no Espírito Santo. A informação é do Ministério da Saúde, que confirmou o fim dos casos durante apresentação do novo boletim epidemiológico sobre a situação doença no país. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, mesmo com a interrupção da transmissão, é importante manter as ações de prevenção e ampliar a cobertura vacinal para prevenir novos casos no próximo verão, período com maior probabilidade de a doença ocorrer novamente.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“A situação está sob controle, mas precisamos ampliar a cobertura vacinal. Precisamos que todas as áreas de recomendação de vacinação tenham 90% de cobertura. Essa é a meta e vamos insistir com os gestores locais para que alcancem esse objetivo. É preciso que as equipes façam busca ativa, especialmente nas pessoas que estão na zona rural que são as mais suscetíveis a pegar febre amarela”.

REPÓRTER CARLOS: Desde o início do surto, em dezembro do ano passado, até 1º de agosto desse ano, foram confirmados 777 casos e 261 mortes por febre amarela. Ao longo do ano, o Ministério da Saúde enviou aos estados mais de 36 milhões de doses da vacina para conter a transmissão do vírus. Além disso, outras medidas foram adotadas para conter o surto, como a liberação de recursos aos estados para controlar a doença e o reforçar a assistência.

LOC ÉRIKA: Que ótima notícia, Carlos. Isso demonstra que, unindo esforços, governo e sociedade podem vencer surtos e epidemias que atingem o nosso Brasil.

LOC JANARY: Outra boa notícia é que saiu um novo medicamento que vai ajudar pacientes com microcefalia. Mais informações aa reportagem de Luiza Tiné.

REPÓRTER LUIZA: Crianças com microcefalia passam a contar com um novo medicamento que ajuda no controle de convulsões. O Levetiracetam foi incorporado à lista de fármacos do SUS. Ele reduz também as reações adversas causadas pela doença. Lá em Campina Grande, na Paraíba, a neurologista Claudia Ribeiro, que atende crianças com microcefalia, recebeu a notícia com a alegria. Ela conta que esses pacientes, geralmente, têm crises convulsivas de difícil controle e que o Levetiracetam tem um efeito importante no tratamento.

SONORA: Cláudia Ribeiro, neurologista.

“Uma criança que tem crises convulsivas recorrentes acaba tendo um baixo aproveitamento nas terapias, uma dificuldade maior na interação com os familiares, uma dificuldade maior na alimentação. Então se a gente puder, de certa forma, minimizar isso aí, a gente consegue oferecer exatamente isso, um pouco mais de qualidade de vida para as crianças”.

REPÓRTER LUIZA: O medicamento passou pela Comissão de Incorporação de Novas Tecnologias ao SUS, que verificou seus benefícios, entre outros fatores, como os custos para manter a oferta aos pacientes. A expectativa é que ele esteja disponível depois dos próximos 180 dias. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, reforça a importância deste novo fármaco para os pacientes.

SONORA: Francisco de Assis Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde do MS.

“Com muita alegria o Ministério da Saúde passa a oferecer um dos medicamentos mais modernos no mundo para o tratamento de crianças com microcefalia. É um passo muito importante para darmos melhoria de qualidade de vida e na ampliação de assistência no âmbito de saúde pública para essas crianças e familiares”.

REPÓRTER LUIZA: Além dos medicamentos, para melhorar a qualidade de vida de crianças com microcefalia, o Sistema Único de Saúde conta com 63 Centros Especializados de Reabilitação. Até 2022, a pasta deve investir 1 milhão e 600 mil reais para atender este público em específico.

LOC JANARY: Depois dessa notícia, chegou a hora de irmos embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Érika!

LOC ÉRIKA: Até lá, Janary! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Janary Damacena e Érika Braz. Reportagem Carlos Américo e Luiza Tiné. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.