BOLETIM DA SAÚDE - 02/06/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre o impacto do tabagismo nas finanças da saúde pública e privada no Brasil, e sobre um aplicativo para smartphones que vai ampliar o acesso da população às informações de saúde.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, Brasil! Obrigado por nos deixar entrar em sua casa pelas ondas do rádio. Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana, o Boletim da Saúde vai falar sobre o impacto do tabagismo nas finanças da saúde pública e privada no Brasil, e sobre um aplicativo para smartphones que vai ampliar o acesso da população às informações de saúde. Para começar, vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite. Luiz, qual o impacto do consumo de cigarros no sistema de saúde brasileiro?

REPÓRTER LP: Débora, de acordo com o estudo “Carga de Doenças e Custos Econômicos Atribuíveis ao Uso do Tabaco no Brasil”, o consumo de cigarros e outros derivados causa um prejuízo de quase 57 bilhões de reais ao país a cada ano. O estudo verificou ainda que a arrecadação total de impostos pela União e estados, com a venda de cigarros no país em 2015, foi de quase 13 bilhões de reais. Ou seja, o saldo negativo do tabagismo para o Brasil foi de 44 bilhões de reais, quando se subtrai os gastos da saúde em relação aos impostos arrecadados. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o combate ao tabagismo tem avançado.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Nós temos uma política bem-sucedida de redução de tabagismo. Em 10 anos, reduzimos de 15,7% para 10,2% de fumantes. Mas é preciso avançar. Nós contamos com a nossa campanha para sensibilizar os brasileiros a deixarem o tabagismo porque precisamos evitar mortes e precisamos evitar gastos desnecessários”.

REPÓRTER LP: A pesquisa sobre o impacto do tabagismo nas finanças do sistema de saúde foi lançada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. As doenças relacionadas ao tabaco que mais oneraram o sistema público e privado de saúde foram, principalmente, enfisema e asma; doenças cardíacas; cânceres, acidente vascular cerebral, e pneumonia. Ainda mais grave que o impacto econômico são as mortes provocadas pelo tabagismo.

LOC EDMAR: Obrigado, Luiz Philipe, pelas informações. Se você, caro ouvinte, é fumante e desejar para de fumar, procure uma unidade de saúde ou ligue para o Disque Saúde. O telefone é o 136. Você poderá receber orientações e fazer um tratamento gratuito no SUS para parar de fumar. E agora vamos chamar o Janary Damacena, que traz detalhes de um aplicativo para smartphones que vai ampliar o acesso da população às informações de saúde. Que ferramenta é essa, Janary?

REPÓRTER JANARY: Edmar, é o E-SUS! Um novo canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e o cidadão brasileiro. A nova ferramenta foi lançada na quinta-feira (01) durante o evento Dados Abertos sobre a Saúde no Brasil, em São Paulo. O aplicativo foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS e oferece informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“O papel do novo aplicativo vai ser justamente conectar as pessoas com o SUS. Explicar a eles, dar informação do serviço, do seu lugar na fila, das oportunidades, da disponibilidade dos serviços, onde está o serviço de saúde mais próximo, que ele possa encontrar a solução para o problema que apresenta. Então isso vai ser uma interação importante para o cidadão”.

REPÓRTER JANARY: O e-SUS vai fornecer o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, entre outros. A nova ferramenta será disponibilizada nos principais sistemas operacionais do mercado, Apple iOS e Google Android. Além disso, poderá ser acessado por tablets e smartphones.

LOC DÉBORA: Excelente notícia, Janary. Isso mostra a importância de os usuários do SUS acompanharem todos os procedimento que recebem, inclusive ajudando na fiscalização de tudo o que é gasto no SUS, reduzindo o número de fraudes.

LOC EDMAR: E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.