BOLETIM DA SAÚDE – 01/09/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre combate ao fumo. Também vai tratar da nova Política Nacional de Atenção Básica.

*******************

ABERTURA: Boletim da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC LUIZ: Olá, Brasil! Obrigado por nos deixar entrar em sua casa pelas ondas do rádio. Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Luiz Philipe Leite e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques dessa semana. É com você, Érika Braz!

LOC ÉRIKA: Luiz, nesta semana, vamos falar sobre combate ao fumo. Além disso, vamos explicar os detalhes sobre a nova Política Nacional de Atenção Básica. E, para isso, vamos chamar o repórter Janary Damacena. O que é essa nova política, Janary?

REPÓRTER JANARY: Érika, a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), valoriza a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias e amplia o financiamento para a área, que é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). A nova proposta deve ampliar a capacidade de a Atenção Básica em resolver problemas de saúde da população, o que, atualmente é feito em 80% dos casos. O objetivo é diminuir a busca por atendimentos na rede de urgência e emergência como hospitais e unidades de pronto atendimento. A aprovação do documento ocorreu durante reunião conjunta entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O ministro Ricardo Barros, destacou que o texto recebeu diversas contribuições durante consulta pública.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“As contribuições que foram recebidas e agregadas ao texto, das seis mil contribuições que, por nossa decisão democrática aqui, há um mês, nós decidimos abrir consulta de dez dias, consulta pública. E dessa consulta pública agregamos alguns valores que o conjunto entendeu que avançavam e melhoravam o resultado da Atenção Básica”.

REPÓRTER JANARY: Entre outras definições, o documento prevê que em áreas de risco e vulnerabilidade social, os Agentes Comunitários de Saúde deverão ter número de profissionais suficiente para cobrir 100% da população. Além disso, também receberão capacitação técnica e terão diploma legal para poder realizar procedimentos específicos, como aferir a pressão arterial, medir a glicemia capilar e promover técnicas limpas de curativo e higienização, inclusive em domicílio.

LOC ÉRIKA: Obrigado, Janary, pelas informações.

LOC LUIZ: Outra boa notícia é a de que caiu o número de fumantes passivos no Brasil. Mais informações com a repórter Luiza Tiné.

REPÓRTER LUIZA: Em oito anos, o número de fumantes passivos, aqueles que inalam a fumaça por conviverem com quem fuma, reduziu 42% no Brasil. Com o passar dos anos, os adolescentes também têm experimentado cada vez menos o tabaco e o consumo de cigarros pela população em geral caiu 35%, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. A diretora do Instituto Nacional do Câncer, Ana Cristina Pereira, comenta este avanço no combate ao fumo.

SONORA: Ana Cristina Pereira, diretora do Instituto Nacional do Câncer.

“O INCA como centro nacional de referência detectou redução importante do câncer de pulmão em decorrência das políticas de controle do tabagismo. Já avançamos muito. O Brasil é um dos modelos em termos de sucesso do controle do tabagismo em política pública”.

REPÓRTER LUIZA: Combater o tabaco é fundamental para a saúde pública, porque 428 pessoas morrem por dia no Brasil por problemas decorrentes do tabagismo. Só em 2015, os prejuízos para o país chegaram a 57 bilhões de reais. Dinheiro gasto no tratamento de doentes e com a perda de produtividade. Aumentar ainda mais o preço dos cigarros é uma alternativa que está em debate, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“Isso se associa à necessidade de combate ao contrabando também, porque aumentando o preço, aumenta o contrabando. Então são ações que devem ser tomadas simultaneamente e faz parte da pauta do governo a discussão sobre aumento de preço dos cigarros. Mas, é uma decisão interministerial, não só do Ministério da Saúde. Isso tem seu tempo e está em andamento”.

REPÓRTER LUIZA: Entre as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para combater o fumo, a mais recente é o lançamento do Portal Saúde Brasil, que tem como um dos pilares o auxílio para quem quer abandonar o vício do cigarro e derivados. Pra saber mais acesse www.saudebrasilportal.com.br.

LOC LUIZ: Que ótima notícia! O combate ao tabaco no Brasil é um esforço de décadas. E esses números mostram que começamos a colher os resultados desses esforços. E para você que é fumante e deseja parar, procure uma unidade de saúde! O tratamento pelo SUS é gratuito. E depois dessa notícia, chegou a hora de irmos embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Érika!

LOC ÉRIKA: Até lá, Luiz! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Luiz Philipe Leite e Érika Braz. Reportagem Janary Damacena e Luiza Tiné. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier. Realização Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.