BOA VISTA (RR): Grávidas são prioridade em campanha de combate ao mosquito

Salvar imagem

LOC: Este ano, em Boa Vista, foram confirmados 19 casos de Zika, dois de Chikungunya e dez de Dengue. A capital já obteve um segundo levantamento de infestação do mosquito em março e saiu da situação de risco, registrado em janeiro, para alerta. De acordo com a Secretaria de Saúde Estadual, as grávidas devem ficar em alerta. A gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue de Roraima, Ana Paula de Oliveira, conta algumas prevenções que as gestantes devem ter.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, Gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue.


“As grávidas são público-alvo, que necessita de atenção maior. A gente recomenda uso de repelente, utilizar o máximo possível de roupas longas, Priorizamos o pré-natal das gestantes, e que as grávidas façam o pré-natal corretamente, não falte às consultas, faça todos os exames solicitados. E, no caso de gestante com suspeita de infecção pelo Zika, o protocolo do Ministério da Saúde é realizar a coleta laboratorial em 100% das gestantes.”

LOC: As grávidas da capital devem fazer como Rose Martins, jornalista, de 30 anos, que mora no bairro Caranã e está grávida de cinco meses. A gravidez da jornalista não foi planejada e, quando descobriu, já com um mês de gestação, ficou bem preocupada com o bebê.

TEC/SONORA: Rose Martins, 30 anos, jornalista.
“Uma das primeiras coisas que me veio na cabeça foi essa possibilidade de ter acontecido comigo, de ter contraído a Zika. Então, a primeira atitude aqui em casa foi colocar tela em todas as janelas. Sempre que eu saio no quintal, na frente de casa, só saio se eu tiver com repelente. Se eu não tiver usando repelente, volto no mesmo minuto, não passo mais que um minuto lá fora.”

LOC: Para ajudar no combate do mosquito, o estado possui 160 agentes de endemias que trabalham na eliminação dos criadouros. Mas é muito importante toda a população colaborar, como, por exemplo, limpando os quintais e não jogando lixo em terrenos baldios. Não deixe de fazer a sua parte para o mosquito não ter vez na sua vida! Para mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya acesse saude.gov.br/combateaedes.


 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.