BEZERROS (PE): Drones são usados no combate ao Aedes na cidade

As fotos são mandadas para uma central de comando

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os trabalhos manuais dos agentes e da população continuam sendo os principais combatentes do Aedes aegypti. Mas, a tecnologia se torna uma grande aliada no combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya. Nos céus de Bezerros, drones já ajudam a localizar criadouros do Aedes em locais de difícil acesso. Do alto, esses pequenos equipamentos fotografam possíveis focos do mosquito. As fotos são mandadas para uma central de comando. Depois, cabe aos agentes reconhecerem os criadouros e cuidar para que sejam eliminados. Para quem não sabe, Drones são aparelhos voadores conduzidos por controle remoto.
 
REPÓRTER: Mesmo com a ajuda de agentes de saúde e dos drones,  é importante que toda a população coopere e não deixe o mosquito nascer dentro de casa, como lembra o secretário municipal de Saúde, Anderson Torreão.
 
SONORA: Secretário Municipal de Saúde, de Bezerros, Anderson Torreão.
 
“É muito importante que a gente esteja contribuindo, sempre de portas abertas com os funcionários públicos do município, para que eles possam reforçar junto com o papel que as famílias já vêm fazendo, reforçar esse combate ao Aedes, para que a gente possa destruir de vez esse mal que está sobre a nossa comunidade.”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa que queira contribuir no combate ao Aedes em Bezerros, basta ligar no telefone da secretaria municipal de Saúde. O número é: 3728-6716. Mais informações sobre Aedes aegypti, dengue, Zika e chikungunya, no endereço combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.