BEM ESTAR: Expectativa de vida da população brasileira aumenta para 75 anos, revela IBGE

O brasileiro vive hoje 12 anos a mais, do que vivia em 1980. A informação é do Instituto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min47seg

REPÓRTER: O brasileiro vive hoje 12 anos a mais, do que vivia em 1980. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. De acordo com dados da Tábua Completa da Mortalidade 2013, publicados nesta segunda-feira, atualmente o brasileiro tem expectativa de viver 75 anos. Em 1980, era de 62 anos e seis meses. O gerente do projeto Componentes da Dinâmica Demográfica do IBGE, Fernando Albuquerque, explica que o país conseguiu diminuir a mortalidade, nos últimos 33 anos.  

SONORA: gerente do Projeto Componentes da Dinâmica Demográfica do IBGE, Fernando Albuquerque

"Entre 1980 e 2013, a mortalidade caiu significativamente em todas as faixas de idade fazendo com o quê a expectativa de vida ao nascer, que era de 62 anos e meio, alcançasse 74 vírgula nove anos, em 2013. Para a população masculina, o aumento foi de três meses e 29 dias, passando de 71 anos em 2012, para 71 ponto três, em 2013. Para as mulheres o ganho foi um pouco menor: três meses e 14 dias."  

REPÓRTER: Segundo o levantamento do IBGE, a mortalidade no país teve quedas entre as crianças recém nascidas e entre os idosos. A mortalidade infantil caiu de 69 crianças para cada grupo de mil habitantes, para 15 mortes, em 2013. Entre os idosos, o número de mortes entre as pessoas entre 60 e 80 anos, caiu 35 por cento, desde 1980. Para a especialista em Políticas Públicas, Maria Lúcia da Silva, o controle da economia e a valorização dos salários contribuíram para o aumento da expectativa de vida da população. Ela conta que, hoje o brasileiro tem mais acesso a alimentação e a medicamentos, do que tinha nos anos 80.

SONORA: especialista em Políticas Públicas, Maria Lúcia da Silva

"Sem dúvida, o controle da inflação durante esse período afetou na vida das pessoas. As pessoas têm mais alimentação, acesso a medicação que melhorou muito nos últimos tempos, isso também contribui. Então, nas camadas mais pobres, digamos assim, esses fatores influenciaram na elevação da expectativa de vida."

REPÓRTER: Os dados sobre mortalidade e expectativa de vida são divulgados todos os anos pelo IBGE. Os números são usados pelo governo Federal para calcular aposentadorias e criar políticas públicas específicas para determinados grupos da população, como os idosos. Ainda de acordo com o IBGE, Santa Catarina é o estado que tem a maior expectativa de vida do país. Em média, os catarinenses vivem mais de 78 anos. As mulheres de Santa Catarina ultrapassaram a expectativa de viver mais de 80 anos, assim como as do Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.