BELTERRA (PA): Município vacinou apenas 4% por cento das meninas contra HPV. Vírus causa câncer no colo do útero

Cerca de 1000 mulheres podem ser diagnosticadas com câncer do colo do útero, apenas no Pará, este ano. Vacina contra HPV é segura e está disponível nos postos de saúde, de Belterra

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Apenas quatro por cento das meninas que moram em Belterra tomaram a vacina que previne contra o câncer do colo do útero. A meta do ministério da Saúde é imunizar contra o vírus HPV no mínimo, 75 por cento das adolescentes entre 11 e 13 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o estado do Pará lidera o ranking em estimativas do câncer do colo do útero para 2015, com cerca de, mil casos durante todo o ano. O enfermeiro Lúcio Meireles, trabalha na coordenação de imunização da cidade de Belterra. Ele conta que, os pais deixaram de procurar as unidades de saúde depois que boatos sobre a reação da vacina se espalhou pelo município. Ele explica, o que tem feito para convencer os responsáveis a levarem as filhas para tomar a segunda dose da vacina.
 
SONORA: Lúcio Meireles, coordenador
 
“A gente esclarece os pais e familiares dessa adolescente do município de Belterra, para que as filhas vão até as unidades de saúde para está recebendo a segunda dose ou até então, aquelas que ao estavam na faixa etária antes da campanha, que completaram agora, para que elas recebem essa vacina que é muito importante na prevenção do câncer do colo do útero, a gente quer esclarecer e dizer que a vacina não trás nenhum efeito colateral contrariando aquilo que foi falado na mídia, que ao tem nenhum efeito colateral.”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é segura, não tem contraindicação e não causa reações adversas graves. De acordo com o médico, Olímpio Ferreira de Almeida, ginecologista oncológico do Instituto Nacional do Câncer, a falta de conhecimento sobre os males causados pelo vírus HPV dificulta a imunização nas adolescentes. Ele afirma que, a população precisa de informação clara sobre a doença e tranquiliza os pais quanto aos efeitos da vacina.
 
SONORA: Médico, Olímpio Ferreira de Almeida
 
“A vacina, ela não tem problema, não faz mal. Os efeitos que ela tem são mais de fundo emocional. Às vezes, tem pacientes que só o fato de aparecer sangue, ela desmaia. Esses efeitos que saem às vezes na imprensa, que poderiam ser associados à vacina, não existem. A vacina não dá efeitos colaterais. O máximo que ela dá é dor local ou alguma vermelhidão local. E isso aí, todas as vacinas podem produzir esses efeitos.”
 
REPÓRTER: O papiloma vírus humano, como é conhecido o HPV, pode se desenvolver em mais 100 tipos de vírus. A maior parte não apresenta sintomas e regride com o tempo. Porém, 13 bactérias podem evoluir para o câncer. A doença é transmitida principalmente pela relação sexual e, em casos raros, pelo simples aperto de mão ou até mesmo na hora do parto, basta o contato com a pele infectada. Em Belterra a vacina pode ser aplicada no posto de saúde que fica na BR 163 quilômetro 63, no centro. O ministério da Saúde reduziu a idade para a aplicação da primeira dose, a partir do mês de janeiro, meninas com nove e 10 anos de idade devem receber a primeira dose da vacina que previne o contra o câncer do colo do útero.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.