BELO JARDIM (PE): Garis vão ser capacitados para combater o Aedes, no município

Operadores do maquinário de obras também vão aprender a acabar com o mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: O combate ao Aedes aegypti continua intenso em Belo Jardim. Nesta quarta, 130 garis vão ser capacitados para identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. As orientações vão ser repassadas por meio de palestras. O objetivo é fazer com que os profissionais da limpeza urbana reconheçam em terrenos baldios ou mesmo nos lixos deixados pelos moradores na frente das casas, focos do Aedes, e saibam como destruí-los. O coordenador de Vigilância em Saúde, de Belo Jardim, Natan Almeida, ressalta a importância do envolvimento dos garis na luta contra o inseto.
 
SONORA: Coordenador de Vigilância em Saúde, Natan Almeida
 
Nós sabemos que a educação é primordial. Então levar formação a essas pessoas, que muitas vezes não entendem ou nem tem um leque de informações e acabam fazendo de forma errada por não ter uma informação correta. Esse é o principal, a gente poder levar essas informações.”
 
REPÓRTER: Além dos garis, os operadores do maquinário de obras também vão aprender a acabar com o Aedes. Mas, as capacitações não param por aí. Nesta quinta, será a vez dos professores da rede municipal de Belo Jardim. Os profissionais da Educação vão passar por uma qualificação de combate ao mosquito e as recomendações vão ser compartilhadas com os alunos em sala de aula. As orientações devem ser levadas para toda família. Além dos trabalhos de capacitação, é fundamental que cada morador fique atento e não deixe o mosquito nascer, como faz o mecânico, Vitor Emanuel.
 
SONORA: Mecânico, Vitor Emanuel
 
“A gente fica sempre olhando os reservatórios, limpando. Quando chega água a gente limpa antes. A gente fica sempre atento.”
 
REPÓRTER: Cada família deve dedicar 15 minutos por semana para combater o Aedes. Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do mosquito ou se tem dúvidas sobre dengue, Zika e chikungunya, é só ligar no telefone da secretaria Municipal de Saúde de Belo Jardim. O numero é: 3411-1600. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.