BELO HORIZONTE (MG): Cidade já registra mais de 140 casos de Dengue, Zika e Chikungunya em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os moradores de Belo Horizonte devem ficar atentos e intensificar o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya dentro das casas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até agora, em menos de um mês do novo ano, já estão sendo investigados cinco casos de Chikungunya. Além disso, são 140 pessoas que provavelmente estão com Dengue e uma com suspeita de Zika no município. Para evitar que mais pessoas fiquem doentes, ninguém pode deixar recipientes com água parada dentro de casa. Ainda mais porque Belo Horizonte tem um clima que favorece a proliferação do mosquito durante todo o ano. É o que explica professor e pesquisador do departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio da Fonseca.

TEC./SONORA: Flávio da Fonseca, professor e pesquisador do departamento do Microbiologia UFMG.

“Belo Horizonte tem a característica de ter esse clima ameno, não seco e sem temperaturas extremas durante todo o ano. Então você acaba tendo atividade do mosquito durante todo o ano. É claro que os casos se concentram nos meses mais quentes e úmidos. Então a gente tem a concentração de casos no Verão, no final do Verão, ou no início Verão e no final da primavera, quando começa a chover e está bastante quente. Mas durante o inverno, mesmo nos meses secos e menos quentes, a gente também tem atividades do mosquito. Então a gente tem a ocorrência de casos de doença durante todo ano.”

LOC.: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos quase 155 mil casos de Dengue confirmados em 2016, 83 por cento foram registrados nos meses de fevereiro, março e abril. Mesmo assim, os cuidados devem acontecer todos os meses. E quem ajuda na luta contra o mosquito, todos os dias, são os agentes de endemias que vistoriam as casas da população. O objetivo do trabalho deles é orientar as famílias e eliminar os criadouros do mosquito que existem nos lares belo-horizontinos. Heliton Arruda é agente há 18 anos. Pela experiência que tem em vistoriar as residências da cidade, ele sabe que as calhas dos telhados são pontos nos quais a população mais descuida e acaba deixando água acumulada. Por isso, ele pede a colaboração de todos,

TEC./SONORA: Heliton Arruda, agente de endemias há 18 anos


“A gente pede muito a colaboração de toda a população. Que aceite a vistoria dos agentes. A gente está tendo muitas dificuldades por causa de casos de roubo às casas. E também, como a gente orienta os moradores, pedimos que vocês resolvam os problemas que estamos encontrando nas casas. Olhar as calhas, caixas d’água, pratinhos e receber bem os agentes de combate às endemias.”

LOC.: O jeito mais fácil de evitar a Dengue, o Zika e a Chikungunya é não deixar água parada em casa. E lembre-se: as três doenças têm sintomas muito parecidos. Por isso, se você tiver febre alta, dor nas articulações, nas juntas dos pés e mãos, além de vermelhidão na pele, não se esqueça de procurar um médico. Para saber mais sobre como você pode ajudar a combater o mosquito, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.