BELO HORIZONTE (MG): BH está com índice satisfatório de infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Minas Gerais está com números aceitáveis de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Mas, todo cuidado é pouco porque as chuvas chegaram e a proliferação do mosquito em água parada pode mudar radicalmente esta situação. De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, Belo Horizonte, está com 0.6 no índice de infestação do mosquito, o que representa um quadro oficialmente satisfatório de contaminação. Mas, ainda assim, o cuidado para evitar focos do mosquito não pode parar. O estado registrou mais de 220 casos confirmados de Zika e 50 óbitos por Dengue este ano. A professora, Adriana Narciso, moradora da capital, conta que, ela e a mãe tiveram Dengue. Elas tomam todos os cuidados com os focos do transmissor dentro de casa, mas apesar disso, os mosquitos vieram trazer a doença para perto delas.
 
TEC/SONORA: Adriana Silva Narciso, professora
 
“Tem um vizinho meu que teve, filho de uma amiga minha. Ele estava com Dengue.  Meu vizinho aqui de lado teve e o filho dele teve. 
Não adianta a gente olhar a casa da gente e o outro não olhar a casa, né? Todo mundo corre risco.”
 
LOC: Impedir a proliferação do mosquito transmissor é um dever de todos. Para manter o índice satisfatório para infestação do mosquito é preciso que cada morador elimine objetos e recipientes, que acumulem água parada e virem criadouro do mosquito. Adriana Narciso, dá a dica.
 
TEC/SONORA: Adriana Silva Narciso, professora
 
“Uma tampinha de refrigerante, uma tampinha de cerveja, sabe? Um ‘pirezinho’ que você deixa do lado de fora, atrás da geladeira, estar sempre olhando. A gente tem que cuidar muito.”
 
LOC: O mosquito gosta de colocar os ovos em locais e objetos com água parada. Por isso, cada morador deve vistoriar a própria casa e olhar na vizinhança ambientes que possam virar possíveis focos do mosquito. Assim você vai proteger a saúde da sua família e evitar que mais pessoas tenham Dengue, Chikungunya e Zika. Participe dessa luta. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço o é: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.