BELO HORIZONTE (MG): Ações realizadas em bairros conscientizam a população no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte segue buscando maneiras para combater o mosquito da melhor maneira possível. As doenças que são transmitidas por ele, Dengue, Zika e Chikungunya, são problemas em todo o Brasil, porém o Estado de Minas Gerais tenta conscientizar a população de toda a região para tomar os devidos cuidados com as patologias.

Segundo a gerente de Mobilização Social da Secretaria da Saúde, ações em conjunto com outras secretarias são feitas. Mas algumas chamam atenção. Uma delas, por exemplo, é a panfletagem em locais com grandes movimentações e até mesmo propagandas em jogos do campeonato mineiro de futebol. Michelly Possidônio, gerente de Mobilização Social da Secretaria de Saúde, explica mais sobre um projeto, nomeado de Meu Bairro em Foco.

TEC/SONORA: Michelly Possidônio, gerente de Mobilização Social da Secretaria de Saúde.

 “A gente busca os números de bairros que estão com entradas de casos, de grandes focos do mosquito. A gente vai e trabalha em várias instituições da região. Além também de trabalharmos em grandes locais de movimentação da cidade como o Mercado Central e o campeonato mineiro.”

 LOC: Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmissíveis pelo mesmo mosquito. Os sintomas são parecidos e o cuidado com as três é essencial. Por isso, fiscalizar é importante e Michelly diz que é de suma importância olhar sempre um possível foco e cuidar, chamar a Vigilância da região para tomar os devidos cuidados com esses locais, para que a população de Belo Horizonte, não passe por problemas com o mosquito.

TEC/SONORA: Michelly Possidônio, gerente de Mobilização Social da Secretaria de Saúde.

  “Então fica o alerta para a população, para que deixem os agentes de saúde entrar em suas casas, e cada um faça a sua parte olhando semanalmente os locais que são possíveis focos, que possam vir ser criadouros e eliminá-los"

 LOC: Fique atento, faça a sua parte e cuidado com os locais propícios para o mosquito se proliferar. Lixos, pratos de plantas molhados, garrafas destampadas. Verifique sempre e, é claro, não se esqueça de realizar a sua faxina semanal para o melhor desempenho do combate ao mosquito.

Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.