BELO HORIZONTE (MG): Ações em escolas ajudam a conscientizar a população no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Belo Horizonte tem 299 casos confirmados de Dengue, de acordo com o último levantamento semanal feito pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, fechado em 27 de março. Os números de Chikungunya chegam a 14 casos confirmados. Porém, desse número, apenas três foram contraídos dentro na capital mineira. Já a Zika, teve 46 notificações, com apenas três infecções dessa doença, também transmitida pelo mosquito.

E uma das estratégias do município para evitar novos casos é mobilizar os estudantes das rede pública de educação. Um núcleo da Secretaria de Saúde chamado de Mobiliza SUS realiza diversas intervenções para conscientizar os pequenos sobre os riscos de contaminação pelo mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya e as diversas maneiras de combatê-lo.

A Gerente de Mobilização Social da Secretaria de Saúde, Michelly Possidônio, explica como são desenvolvidas estas ações dentro das salas de aula.


TEC/SONORA
: Michelly Possidônio, Gerente de Mobilização Social da Secretaria de Saúde.

“Vai desde brincadeiras, até contação de histórias. A gente leva em uma linguagem que os pequenos compreendam e assim levam para casa. A gente também trabalha com Ensino Fundamental. O Mobiliza SUS vai nas escolas nos bairros com maiores índices, que é o programa Saúde na Escola, da educação. Pelo menos uma vez no mês eles fazem uma abordagem sobre o Aedes Aegypti, com rodas de conversa, com jogos e várias atividades dentro de sala de aula.”

LOC: Todas as interações nas escolas tem como tema o combate ao mosquito. Além disso, segundo Michelly, a aceitação dos pequenos com as dinâmicas são bem satisfatórias, fazendo com que a criança seja mais um agente na divulgação de informações sobre como combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A gerente de mobilização social da Secretaria de Saúde informa ainda que outras ações de combate ao mosquito transmissor das doenças são realizadas junto à população, embora reconheça que uma das melhores iniciativas de conscientização está sendo realizada nas escolas de toda a capital e em creches conveniadas com a Secretaria de Saúde.


TEC/SONORA: Michelly Possidônio, Gerente de Mobilização Social da Secretaria de Saúde.

 “Hoje, de todas as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a gente tem ações externas, mas a gente pode citar como as mais positivas em escolas, porque é uma ação contínua, e a gente os ver conversando com a população, como eles repassam também para os pais. A gente tem esse retorno dos alunos, a coordenação orienta que eles façam atividades, tem sempre trabalhos, então a gente consegue ter essa devolutiva do que eles estão aprendendo”.

LOC: É importante que, sempre que possível, se faça uma faxina semanal em seu apartamento ou casa, para que o mosquito não tenha local propício para se desenvolver. Verifique sempre os locais de armazenamento de água, juntamente com pratos de plantas. O combate ao mosquito deve ser feito em conjunto entre governo e a população.

E você tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate ao mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.