BELFORD ROXO (RJ): População do município deve ficar atenta ao possível surto de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério da Saúde admite que a Chikungunya é a grande preocupação para este ano. O último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária, no início de janeiro, apontou que das trinta localidades do município, dez estão em situação de alerta e uma está em situação de risco. Em 2016, foram registrados apenas dois casos confirmados da febre, e por isso a maioria da população não está imune. De acordo com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o número de pessoas infectadas pela doença deve aumentar significativamente neste ano.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde
“A previsão é de estabilidade em casos de Dengue, estabilidade em casos de Zika e aumento de casos de Chikungunya. Nós estamos fazendo todo o esforço para combater o mosquito e tratar de forma mais específica estes doentes. Então, acredito que este ano temos mais tecnologia para combater esta epidemia.”

LOC.: A Chikungunya ainda não tem vacina e quem foi infectado pelo vírus reclama de muita dor, que pode se estender por meses, ou até anos. O consultor do Ministério da Saúde, Kleber Luz, fala um pouco mais sobre os sintomas da doença.

TEC./SONORA: Kleber Luz, consultor do Ministério da Saúde


“Ela se caracteriza por uma febre alta, pode também ter manchas com coceira no corpo, os olhos podem ficar avermelhados, dor de cabeça, pode ter náuseas, vômito... mas o que marca a doença é a capacidade de comprometer as juntas. Então as articulações, tanto da coluna, como punho, joelho, tornozelo podem ficar muito inflamados, com inchaços e uma dor incapacitante.”

LOC.: A moradora do bairro Jardim América, Hana Gabriela, de 25 anos, teve Chikungunya e sente as dores até hoje.

TEC./SONORA: Hana Gabriela, 25 anos, moradora do bairro Jardim América
“Tive muita dor no corpo, fiquei com febre, dor de cabeça... Eu peguei Chikungunya em agosto do ano passado e eu sinto dor até hoje nos joelhos.”

LOC.: O assessor técnico da Secretaria de Vigilância Sanitária, Admilson Figueiredo da Silva, conta quais são as regiões em alerta e em risco em Bleford Roxo por causa da infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

TEC./SONORA: Assessor técnico da Secretaria de Vigilância Sanitária, Admilson Figueiredo da Silva
“A localidade hoje que mais nos preocupa é a localidade do bairro Santo Antônio da Prata, com índice de 4.1, risco de surto. Nós temos o bairro Vermelho, Santa Amélia, Jardim Gláucia, Parque dos Ferreiras, Lote XV, Recantos, Xangri Lá, Nova Aurora e Itaipú, que apresentaram situação de alerta.”

LOC.: E para reduzir o número de regiões infestadas, o Secretário de Vigilância Sanitária, Gilson de Souza, pede ajuda da população.

TEC./SONORA: Gilson de Souza, secretário de Vigilância Sanitária
“Pedimos que toda a população participe desta campanha de controle do mosquito em nossa cidade, realizando a campanha estadual ‘Dez Minutos Salvam Vidas’, fazendo o enfrentamento e destruindo todos os focos em sua residência. Com esta parceria, venceremos o combate a este mosquito.”

LOC.: Mobilize você também a sua família, seus amigos, colegas de trabalho para eliminar os focos do mosquito... afinal, cuidados simples e de rotina, podem salvar uma vida e esta luta é de todos nós. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.