BELFORD ROXO (RJ): Pais e mães devem aproveitar oportunidade para imunizar filhas contra HPV

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos postos de saúde para tomar segunda dose da vacina contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de Belford Roxo não devem perder a oportunidade de se vacinar na segunda etapa contra o vírus HPV. O ministério da Saúde garante que, a vacina é segura e gratuita nos 30 pontos de vacinação do município. Quem convida as mães para levar as jovens do município para tomar a vacina, que previne o câncer do colo de útero, é a coordenadora de Imunização de Belford Roxo, Valéria Santos.
 
SONORA: Valéria dos Santos, coordenadora municipal de imunização.
 
“Queria fazer um convite as mães que possuem as meninas de 11 a 13 anos que pudessem estar retornando ou até aquelas mesmo que ainda não fizeram, e que estão nessa idade , a estar indo ao posto de saúde mais próxima da sua residência e estar fazendo a vacina contra o HPV, que ajuda na prevenção do câncer do colo de útero. Fica o convite as mães que não tenham medo de levar suas meninas para fazer a vacinação”.
 
REPÓRTER: Os pais e as jovens de Belford Roxo devem procurar uma das unidades de saúde para tirar as dúvidas sobre as possíveis reações que foram divulgadas na mídia. No posto de atendimento, eles vão receber todas as orientações sobre a imunização que protege as meninas contra o papiloma vírus. O Epidemiologista, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante a segurança da vacina para as adolescentes.
 
SONORA: epidemiologista, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de cem países do mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves a grande maioria, dor no local. Reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção mesmo com qualquer tipo de alimento”.
 
REPÓRTER: As meninas do município de Belford Roxo devem procurar umas das 30 unidades de saúde para tomar a vacina contra o HPV e, se prevenir contra o câncer do colo de útero. O posto de saúde principal é a policlínica regional, Goulart Neuza Brizola, conhecido como Neuzinha, que fica na Avenida Benjamin Pinto Dias, no Centro da cidade. Os agentes de saúde vão tirar as dúvidas sobre a vacina e imunizar as jovens de segunda a sexta-feira, de sete da manhã às 17 horas. Na zona rural, profissionais de saúde se deslocam para garantir que a vacina chegue a todas as meninas de 11 a 13 anos do município.

Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.