BELÉM: Seminário debate avanços tecnológicos e preservação do meio ambiente

O III Seminário Regional de Museus que tem como tema “Da Floresta Amazônica ao Processo Judicial Eletrônico” incentiva a preservação histórica do Judiciário, sem prejudicar a natureza. Na abertura do evento, foram debatidas questões sobre o ambiente de trabalho e medidas sustentáveis. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O III Seminário Regional de Museus que tem como tema “Da Floresta Amazônica ao Processo Judicial Eletrônico” incentiva a preservação histórica do Judiciário, sem prejudicar a natureza. Na abertura do evento, foram debatidas questões sobre o ambiente de trabalho e medidas sustentáveis. A coordenadora do Departamento de Documentação e Informação do Judiciário paraense, Pollyanna Pires, comenta a mudança de atitudes para o futuro.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Coordenadora do Departamento de Documentação e Informação do Judiciário, Pollyanna Pires.
 
“Tudo que a gente mudar de hábito das pessoas, de forma de pensar, da relação das pessoas com o meio ambiente tanto no trabalho, quanto em casa, em geral, vai garantir a nossa memória, a nossa história para o futuro. Então, a orientação histórica de memória para o presente é para orientar o futuro”.
 
REPÓRTER: O auditor fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Raimundo da Silva, abordou o tema “Direito à Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho” e destaca os benefícios com os avanços do Processo Judicial Eletrônico, o PJE.  
 
SONORA: Auditor Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Raimundo Barbosa da Silva.
 
“Ele não só tem o seu caráter importante para, por exemplo, a instrumentalização do processual, mas ele tem outro foco, o da preservação da natureza, na medida em que você elimina 20 árvores por cada tonelada de papel e qualquer procedimento, qualquer passo que se de na preservação da natureza como está fazendo este instrumento tecnológico é um passo também para se combater a degradação do homem no meio ambiente do trabalho”.
 
REPÓRTER: O Tribunal de Justiça do Pará já implementa políticas sustentáveis para a diminuição do consumo de produtos, como o papel e copos plásticos. A juíza titular da Vara de Juizado Especial Criminal do Meio Ambiente, Maria Vitória do Carmo, ministrou a palestra “Sustentabilidade” e ressalta as vantagens dos conceitos sustentáveis para o ambiente de trabalho.  
 
SONORA: Juíza titular da Vara de Juizado Especial Criminal do Meio Ambiente, Maria Vitória do Carmo.  
 
“Se você imprime a frente e costa você gasta metade do que você gastaria. Tudo isso é muito importante ao lado das questões também relacionadas com a qualidade de vida no ambiente do trabalho, os funcionários que ficam mais conscientes também dessa questão e servem como multiplicadores nos seus lares, nas suas casas, nas suas comunidades”.
 
REPÓRTER: O III Seminário Regional de Museus vai ocorrer até o dia 22 de maio. O evento é uma realização do Tribunal de Justiça do Pará em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e o Ministério do Trabalho e Emprego.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.