BELÉM: Projeto garante remição de pena pela leitura

O projeto “Leitura que Liberta” foi apresentado na programação do IV Encontro de Execução Penal e oferece ao apenado a oportunidade de diminuir o tempo de reclusão por meio da leitura e produção de obras literárias. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: O projeto “Leitura que Liberta” foi apresentado na programação do IV Encontro de Execução Penal e oferece ao apenado a oportunidade de diminuir o tempo de reclusão por meio da leitura e produção de obras literárias. A ação se iniciou em agosto deste ano e atende quatro unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém. O trabalho é conduzido por oito professores de Língua Portuguesa e da área de Ciências Humanas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado e pela Superintendência do Sistema Penal do Pará, por meio da 1ª e 2ª Varas de Execução Penal.  A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Núlcia Azevedo, explica a metodologia do “Leitura que Liberta”.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Núlcia Azevedo.
 
“O projeto ele tem a metodologia da sequência didática, que objetiva desenvolver no leitor a potencialidade da leitura, interpretação e a produção de texto, porque ele não tem que só ler, ele tem que produzir um texto e quando ele produz, ele interpreta. Então, no primeiro encontro, o leitor escolhe a obra que ele vai ler, que na realidade essa obra ela já está previamente selecionada pelos professores e de acordo com o interesse. E ele tem 30 dias para ler essa obra e poder produzir o relatório de leitura ou a resenha”.
 
REPÓRTER: Durante o IV Encontro de Execução Penal, em Belém, também foram debatidos os desafios da reinserção social e as experiências de empregabilidade de presos e apenados do Sistema Penal.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.