BELÉM (PA): Parceria com a Cruz Vemelha agiliza resposta sobre focos de Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Secretaria Municipal de Saúde de Belém fez uma parceria com a Cruz Vermelha para intensificar e dar rapidez ao atendimento das denúncias feitas através do Disque Endemias.

O telefone recebe queixas de moradores sobre lugares que podem ter focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Em média, o Disque Endemias recebe 50 ligações por dia.  O atendimento acontece em até sete dias úteis, no horário comercial. Os agentes de controle de endemias e os voluntários da Cruz Vermelha já apuraram mais de 80 queixas feitas pelos moradores de Belém.

Do total de vistorias, foram encontrados focos do Aedes em 10 porcento dos imóveis – criadouros que foram eliminados no ato da vistoria. Uma nova visita será feita nos 46 imóveis em que os agentes não puderam entrar, ou porque não havia ninguém em casa, ou porque o morador se recusou a receber os profissionais. Uma lista com os imóveis abandonados será publicada no Diário Oficial do município para a notificação dos proprietários.

As visitas têm sido feitas diariamente por mais de 800 agentes de controle de endemias e mais de 100 homens das Forças Armadas nos 71 bairros de Belém. Além disso, os profissionais também orientam a população sobre a melhor forma de combater o Aedes.

Se você quiser fazer uma queixa ao Disque Endemias, a ligação é grátis. O número de telefone é: 3344-2466.

Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Isadora Grespan.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.