BELÉM (PA): Mais de 260 mil alunos participam do combate à Dengue na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: A prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungnunya não é uma questão só de saúde. É também de educação. Por isso, em Belém a guerra contra o inseto tem apoio da Secretaria Municipal de Educação. Há dois anos, David do Rosário coordena o setor de endemias e já observa uma participação maior dos alunos da rede pública e privada de Belém. Mais de 260 mil alunos recebem informações de combate ao mosquito nas 436 escolas da cidade. O coordenador de endemias explica que a mobilização é diária na cidade. 
 
TEC/SONORA: David Aurélio Vale do Rosário, coordenador de endemias
 
“Nosso principal forte e foco aqui é a mobilização social. Nossas ações, principalmente em escolas e com apoio de lideranças comunitárias e associações de moradores, elas são rotineiras, ocorrem todos os dias palestras educativas. Ações lúdicas voltadas para o público infantil também para levar essa educação. Então, ela é de extrema importância.”
 
LOC: Um exemplo desse trabalho de mobilização é o pequeno Cauã Lucas. Ele tem apenas nove anos e está no 4º ano. O menino está preocupado com possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue em casa. Quem conta é a mãe dele, Simone Passos.
 
TEC/SONORA: Simone Passos Pinto, agente comunitário de endemias
 
“Ele sempre fala da importância, fala que tiveram ações lá no colégio, né? Todas essas coisas. Em casa ele mesmo fala: ‘Olha mãe, aquilo ali pode acumular água’. Vai lá, desvira o balde, entendeu? Ele olha bastante. Então, está aí a importância de estar fazendo esse trabalho, principalmente nas escolas, né?”
 

LOC: Mesmo com as ações de reforço no combate ao mosquito, Belém está com alerta de infestação. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, em 2013 a capital estava com risco de infestação, com índice de 4.2 e este ano reduziu para o quadro de alerta com 1,1 de infestação. Colabore também com essa luta. Ajude a identificar e eliminar objetos que podem armazenar água e virarem criadouro do mosquito e evitar que mais pessoas tenham essas doenças em Belém. Saiba mais no site, saude.gov.br/combateaedes  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.