BELÉM (PA): Juiz condena engenheiro por desabamento do edifício Real Class

O juiz da 8ª Vara Penal de Belém, Jorge Luiz Lisboa Sanches, concluiu o processo que apurou a responsabilidade criminal do engenheiro calculista Raimundo Lobato da Silva e do engenheiro civil Carlos Otávio Santos de Lima Paes, no desabamento do edifício Real Class, em 2011. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O juiz da 8ª Vara Penal de Belém Jorge Luiz Lisboa Sanches concluiu o processo que apurou a responsabilidade criminal do engenheiro calculista Raimundo Lobato da Silva e do engenheiro civil Carlos Otávio Santos de Lima Paes no desabamento do edifício Real Class, em 2011. Na sentença, o juiz condenou Raimundo da Silva por homicídio culposo e lesão corporal culposa.
 
O magistrado ressaltou que, ao analisar as provas no processo, concluiu que o desabamento do Real Class foi ocasionado por falha na concepção do sistema estrutural projetado, que não foi capaz de garantir a estabilidade global para uma edificação com 34 pavimentos e aproximadamente 104 metros de altura. A pena para Raimundo foi de três anos e 20 dias de detenção, que será revertida em prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária no valor de cinco salários mínimos. Na decisão, o juiz destacou que a sentença não exclui o direito das famílias das vítimas requererem pagamento de indenização por danos morais na esfera cível.
 
Já em relação ao engenheiro civil Carlos de Lima, que executou o projeto, o juiz julgou pela improcedência da denúncia por insuficiência de provas. O magistrado considerou que não foi comprovada qualquer conduta negligente e omissa que tenha dado causa ao desabamento do Real Class.
 
O edifício, da construtora Real Engenharia, estava em construção e prestes a ser entregue. O desabamento resultou na morte dos operários José Paulo Barros e Manoel Raimundo da Paixão Monteiro e da idosa Maria Raimunda Fonseca, moradora da casa vizinha ao prédio. 
 
Com informações do Tribunal de Justiça do Pará, reportagem Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.