BELÉM (PA): Funcionários de aeroporto fazem “arrastão” para combater mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Cerca de 120 pessoas entre funcionários da Infraero, das companhias aéreas e empresas e órgãos públicos que funcionam no Aeroporto de Belém participam nesta quinta-feira, dia 17, a partir de oito e meia da manhã, de uma operação de combate ao mosquito aedes aegipty no local.

Esta será a terceira vez este ano que o grupo irá percorrer o aeroporto e os bairros vizinhos procurando focos do transmissor da dengue, chicungunya e vírus zika.

Durante a atividade, chamada de arrastão, os participantes distribuem panfletos com informações sobre o mosquito e as doenças, mas também arregaçam as mangas e colocam as mãos na massa para eliminar focos de criação do aedes, como explica o superintendente em exercício do aeroporto de Belém, Francisco Chagas da Silva.

SONORA: Francisco Chagas da Silva, superintendente em exercício do aeroporto de Belém.

"Objetivamente é pegando mesmo um saco plástico, com luva, as pessoas com luva e catando mesmo aquele copinho descartável que a pessoa deixou, a tampinha de refrigerante, se tem uma canaleta ali que pode ta destampada e pode ter uma água ali e pode gerar um foco...então, assim, é cuidado mesmo, é olhar e eliminar."

 

REPÓRTER: Nos dois primeiros arrastões promovidos pela Infraero, administradora do aeroporto, foram eliminados cinco focos do mosquito aedes aegypti.

O superintendente em exercício do terminal, Francisco Chagas da Silva, diz que o combate ao mosquito está mudando a cultura de quem trabalha no aeroporto.

 

SONORA: Francisco Chagas da Silva, superintendente em exercício do aeroporto de Belém.

"As pessoas que trabalham aqui hoje se preocupam, não apenas nesse momento do arrastão, termina o arrastão, vai embora, cada um vai trabalhar na sua atividade, mas o olhar mudou. Você ta na sua atividade trabalhando, mas a pessoa no deslocamento da pessoa do estacionamento de veículos pra sua sala ou pro seu ambiente de trabalho, a gente observa que a pessoa já começa a ir olhando e vendo se tem alguma coisa e até nos comunicando: olha, acolá tem um ponto que eu acho que é perigoso, dê uma olhada lá e tal..."

 

REPÓRTER: Segundo a Infraero, o aeroporto de Belém tem um movimento anual de três milhões e seiscentas mil pessoas e 160 pousos e decolagens por dia.

 Reportagem, André Giusti

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.