Data de publicação: 02 de Junho de 2017, 09:56h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: O aposentado Gilberto Silva, participou, em 2016, da Semana Estadual de Conciliação e disse ter ficado satisfeito pela oportunidade de resolver de vez seu problema.
SONORA: Aposentado Gilberto Silva.
“Ótimo! Foi um peso que eu tirei, eu fiquei mais tranquilo, porque é muito ruim esse negócio da gente estar com dívida pendente e graças a Deus agora eu não estou mais pendente.”
REPÓRTER: Com a finalidade de priorizar o acesso à Justiça, a eficiência operacional e a responsabilidade social, o Poder Judiciário do Pará realiza a Semana Estadual de Conciliação 2017. A Semana, cuja iniciativa é da Presidência do TJPA, que tem a frente do desembargador Ricardo Ferreira Nunes, tem o objetivo de oferecer ao jurisdicionado paraense um meio célere para solução de sua demanda, e disseminar e fortalecer uma cultura de paz e de diálogo, evitando que situações simples acabem sendo judicializadas e leve tempo para serem resolvidas.A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, pois todas as partes saem ganhando, destaca o presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes.
SONORA: Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes têm que estar presente nas audiências despidas de qualquer sentimento, a fim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha todo mundo, ganham as partes, ganha o poder judiciário com menos processo”.
REPÓRTER: Durante a programação serão apreciadas ações referentes a direito de família, vizinhança e relações de consumo, além dos litígios envolvendo operadoras de telefonia celular e internet, concessionárias de água e energia elétrica, instituições bancárias e construtoras. De acordo com a desembargadora Dahil Paraense, coordenadora da Semana Estadual de Conciliação, até o momento foram inscritas nas 119 unidades judiciárias, 8.622 audiências agendadas, e 7.453 processos. A Semana Estadual de Conciliação 2017 ocorrerá entre os dias 5 e 9 de junho.
Reportagem, Storni Jr.