BELÉM: Judiciário realiza conciliação em demandas cíveis

A Jornada de Conciliação do Judiciário deve realizar 400 audiências envolvendo processos que tramitam em quatro Varas de Juizados Especiais Cíveis de Belém, além da 2ª Vara de Juizado Especial do Idoso. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A empresária Leonice Queiroz, de 46 anos, participou da Jornada de Conciliação da Coordenadoria dos Juizados Especiais. Ela possuía uma dívida indevida no valor de três mil reais com uma operadora de telefonia, por conta do atraso no cancelamento de um número. Com a conciliação, a dívida foi extinta e a empresária garantiu um crédito de 1.300 reais com a operadora. Leonice comenta que ficou satisfeita com a ação.

 
SONORA: Empresária, Leonice Queiroz.
 
“A solicitação se arrastou por mais de oito meses e no momento não tinha sido feito a transferência, mas as contas estavam chegando. Eu entrei nas pequenas causas e hoje veio para fazer uma conciliação e foi feito, foi bom para as partes. Pelo menos vão cancelar o número, vão cancelar as contas que estão chegando e deram um crédito para o novo número que nós temos”.
 
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação do Judiciário deve realizar 400 audiências envolvendo processos que tramitam em quatro Varas de Juizados Especiais Cíveis de Belém, além da 2ª Vara de Juizado Especial do Idoso. A juíza Emília Parente destaca os benefícios da conciliação.
 
SONORA: Juíza, Emília Parente.
 
“Quando você vê uma iniciativa dessa, que vem atender uma meta do CNJ, você que as coisas acontecem, as soluções dos processos ficam mais fácil, mais rápida, porque se você fosse se submeter ao procedimento da própria Vara você vai ter que aguardar no mínimo dois anos pela tramitação do seu processo até o final com a sentença e aqui você pode resolver em 20 minutos”.
 
REPÓRTER: A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Judiciário, desembargadora Dahil Paraense, ressalta que a conciliação é o caminho para a pacificação social.
 
SONORA: Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Judiciário, desembargadora Dahil Paraense.
 
“É uma política nova, que veio para ajudar a sociedade a resolver seus problemas, diminuir o acervo de ações nas Varas dos Juizados Especiais e a tendência é essa”.
 
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação da Coordenadoria dos Juizados Especiais vai ocorrer até dia 8 de abril, no Fórum Cível de Belém.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.