BELÉM: Judiciário concilia demandas da Celpa

No último dia da Jornada de Conciliação e Julgamento envolvendo ações da Celpa, 100 audiências da 10ª Vara do Juizado Cível foram realizadas. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O funcionário público Júlio Cesar Maia, 56 anos, participou da III Jornada de Conciliação e Julgamento com demandas da Celpa, no Fórum Cível de Belém, e fez um acordo com a concessionária de energia. Júlio Cesar tinha uma dívida em torno de 900 reais e garantiu o parcelamento do valor em 60 vezes. Ele garante que ficou satisfeito com a conciliação.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Funcionário Público, Júlio Cesar Maia.
“Fizemos um parcelamento que cabe para eu pagar. Se a gente for mais na frente vai complicar mais ainda, então, é melhor resolver logo”.
 
REPÓRTER: No último dia da Jornada de Conciliação e Julgamento envolvendo ações da Celpa, 100 audiências da 10ª Vara do Juizado Cível foram realizadas. Na ocasião, 12 juízes do Tribunal de Justiça do Pará, que participam do Curso de Formação de Magistrados, acompanharam os procedimentos. A juíza Antonieta Mileo, que ministrou o módulo de Conciliação e Mediação, comenta a relevância da participação dos magistrados nas audiências.
 
SONORA: Juíza, Antonieta Mileo.
“Hoje, a política do CNJ é voltada para a conciliação, todos os tribunais precisam desenvolver cada vez mais e difundir a política da conciliação, da consensualidade. A nossa missão não é apenas dar sentença impositiva, nós precisamos difundir a cultura de uma sentença construtiva, com a participação ativa das partes na solução do conflito, que a pacificação se torna muito mais eficiente”.
 
REPÓRTER: Até o final deste ano, foram programadas sete Jornadas de Conciliação e Julgamento nas Varas de Juizados Cíveis e do Idoso.  A ação está prevista no Plano de Gestão do Biênio 2017-2019, no macrodesafio "Garantias dos Direitos de Cidadania e Adoção de Soluções Alternativas de Conflitos".
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.