BELEM: Conta Comigo busca padrinhos para crianças e jovens acolhidos em abrigos

Programa de apadrinhamento solidário de crianças e adolescentes que vivem em abrigos de Belém, Ananindeua, Icoaraci e Marituba, o “Conta Comigo” fará no próximo sábado, 22, no shopping Castanheira.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 3min14seg

LOC/REPÓRTER: Programa de apadrinhamento solidário de crianças e adolescentes que vivem em abrigos de Belém, Ananindeua, Icoaraci e Marituba, o "Conta Comigo" fará no próximo sábado, 22, no shopping Castanheira, Entroncamento, uma programação para estimular as pessoas de boa vontade a colaborar com afeto, ajuda material ou serviço voluntário para atender as necessidades de quem perdeu os laços familiares. O "Conta Comigo" foi lançado em abril deste ano por um Grupo de Trabalho composto por 16 instituições do Sistema de Garantia de Direitos. O programa tem quatro formas principais de apadrinhamento, como explica o juiz Sérgio Ricardo Lima da Costa, titular da Oitava Vara da Infância e da Juventude, responsável pela programação de sábado no shopping Castanheira.

TEC/SONORA: Juiz Sérgio Ricardo Lima da Costa.

"O projeto de apadrinhamento de crianças e adolescentes, que é o projeto Conta Comigo, idealizado pela CEIJ, que é a Coordenação Estadual de justiça da Infância e da Juventude foi criado para sensibilizar a sociedade a comunidade em geral da situação em que vive as crianças e adolescentes nos abrigos, para que elas possam da uma oportunidade a essas crianças de vivenciar durante o período em que ficaram na família natural ou com a sua família biológica, fornecendo, dependendo da modalidade do apadrinhamento, pode ser experiências no campo material, educacional, afetivo, prestação de serviços e empresArial. Então, existem quatro modalidades de apadrinhamento, que é o afetivo, o material, a prestação de serviços e a empresArial."

LOC/REPÓRTER: Em Ananindeua, há três serviços de acolhimento, divididos por faixa etária: de zero a seis anos, de sete a 11 anos e de 12 a 18 anos. Em sete meses, o programa conquistou sete padrinhos solidários, um na modalidade de serviço voluntário e os demais como ajuda material, mas só para as crianças menores. Os adolescentes ainda não têm padrinhos. As necessidades e sonhos são muitos, como ressalta a psicóloga Christiana Rocha, da equipe técnica da Oitava Vara da Infância e Juventude de Ananindeua.

TEC/SONORA: Psicóloga Christiana Rocha

"Os adolescentes, eles já estão numa fase em que é mais presente a necessidade de profissionalização, da preparação para a vida adulta fora da entidade de acolhimento. Se eles pudessem ter vagas de estágio, cursos profissionalizantes, esse tipo de oportunidades pra eles ia fazer muita diferença, a gente percebe que ainda existe uma certa resistência das pessoas que procuram, elas com muita naturalidade se dispõem a atuar junto a crianças, mas adolescentes elas fazem restrições. E isso é uma coisa que preocupa muito a gente".

LOC/REPÓRTER: As atividades do Programa Conta Comigo no Shopping Castanheira serão realizadas no térreo, próximo à decoração de Natal e às escadas rolantes, onde os técnicos distribuirão material informativo, esclarecerão dúvidas, conversarão com o público sobre as necessidades das crianças e adolescentes acolhidos e farão inscrições de interessados em apadrinhar. Um varal com mensagens dos acolhidos e um vídeo também serão exibidos no local.

Reportagem, Edir Gaia

Receba nossos conteúdos em primeira mão.