BELÉM: Cidade das mangueiras comemora 400 anos nesta terça-feira

A mistura de raças, cheiros e sabores, marca os 400 anos de Belém que vai ser comemorado nesta terça-feira. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A mistura de raças, cheiros e sabores, marca os 400 anos de Belém que vai ser comemorado nesta terça-feira. A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616, pelo navegador Francisco Caldeira Castelo Branco e carrega traços portugueses. No bairro da Cidade Velha, onde surgiu a primeira rua de Belém, chamada rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé, casarões antigos, museus, palacetes e igrejas fazem parte do patrimônio histórico da cidade. É ainda nesse antigo bairro, que está guardada a memória dos índios, negros e portugueses, pioneiros no povoamento da cidade. A historiadora Stella Pojuci comenta o crescimento da Belém ao longo desses anos.

 
SONORA: Historiadora, Stella Pojuci.
 
“Belém é uma cidade que está aí nos seus 400 anos, ela é uma senhora, digamos, de 400 anos. Uma cidade pluriétnica, porque nós temos uma mistura muito grande de etnias, de cores, de odores, de religiões ou de religiosidade, de sons. Então, Belém hoje é uma cidade extremamente multifacetada e há alguns historiados, alguns sociólogos, que dizem que nós não temos uma Belém, nós temos várias Belém. Então, hoje, nós temos uma cidade que, digamos assim, ela tem mistura de estilos. Aqui um bairro já se mistura no outro, Batista Campos é misturado com Jurunas, Canudos misturado com Terra Firme e Belém está aí”.
 
REPÓRTER: Os belenenses também foram privilegiados com a maior casa de espetáculos do Norte, o Theatro da Paz. Um dos mais luxuosos do Brasil, ele foi fundado em 1878, no período do Ciclo da Borracha. A pintura do teto central representa a mitologia greco-romana, com o Deus Apolo conduzindo a Deusa Afrodite e as musas das artes para a Amazônia. O Theatro da Paz é cercado pela Praça da República e pelo Cine Olympia, considerado um dos cinemas mais antigos do Brasil em funcionamento. A belenense e pedagoga Denise Sis, de 49 anos, destaca ainda outras belezas que fazem parte de Belém.
 
SONORA: Pedagoga, Denise Sis.
 
“Em primeiro lugar o nosso lindo, maravilhoso Ver-o-Peso, que é a maior feira da America Latina e isso é muito importante, eu acho isso lindo. As nossas mangueiras que fazem parte da nossa cultura e também a questão do povo em si. Eu acho o paraense, sou até suspeita de falar, mas eu acho o paraense em si um povo muito hospitaleiro, muito alegre”.
 
REPÓRTER: Uma referência da cidade de Belém é a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, erguida em 1852. No local, o caboclo Plácido encontrou a imagem da padroeira dos paraenses. A Basílica faz parte da maior procissão religiosa do mundo, o Círio de Nazaré, que reúne milhares de devotos em uma procissão marcada pela fé. A Basílica de Nazaré recebeu o título de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. Ela é a única Basílica da Amazônia. Considerado um povo religioso, a dona de casa Gorete Picanço, de 69 anos, garante que os paraenses são abençoados.
 
SONORA: Dona de casa, Gorete Picanço.
 
“Primeiramente os parabéns para Belém, que é uma cidade belíssima, apesar de tantas controvérsias que há de falta de segurança, a falta muitas vezes de limpeza, mas se a gente for olhar um todo, nós somos beneficiados por essa cidade, por tantas coisas, tragédias, que acontecem aí fora e eu sempre digo que nós somos abençoados. E nós estamos, realmente, sob essa proteção de Deus e Nossa Senhora na nossa cidade”.
 
REPÓRTER: A universitária Rafaela Pereira, de 30 anos, ressalta que a cidade das mangueiras é maravilhosa, mas deseja melhorias para Belém no aniversário de 400 anos.
 
SONORA: Universitária, Rafaela Pereira.
 
“Eu desejo que a cidade pudesse melhorar mais, que a gente vê as obras que a prefeitura faz e que ela pudesse concluir para a melhoria do trânsito, saneamento básico e a saúde. Eu acho que se a gente tivesse essas três vertentes, eu acho que a gente poderia ser uma cidade muito melhor para poder acolher até os turistas que vem para a cidade. A cidade é uma cidade maravilhosa, uma cidade muito bonita”.
 
REPÓRTER: O aniversário de 400 anos de Belém vai ser comemorado nesta terça-feira, 12 de janeiro, com uma extensa programação realizada pela prefeitura. O tradicional bolo de 100 metros vai ser cortado no Ver-o-Peso.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.