BELÉM: Ação incentiva apadrinhamento no shopping

No próximo sábado, dia 22, a equipe técnica da 8ª Vara da Infância e da Juventude de Ananindeua estará no shopping Castanheira, de 10 da manha às 10 da noite.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 2 min 25 seg

REPÓRTER: No próximo sábado, dia 22, a equipe técnica da 8ª Vara da Infância e da Juventude de Ananindeua estará no shopping Castanheira, de 10 da manha às 10 da noite, para estimular a adesão da população ao programa de apadrinhamento "Conta Comigo" do Tribunal de Justiça do Pará. O juiz da 1° vara da Infância e Juventude, Alessandro Ozanan, ressalta que este é um momento importante para o judiciário.

SONORA: Juiz da 1° vara da Infância de Juventude, Alessandro Ozanan.

"Esse é um momento assim muito importante para o judiciário em estar dando um olhar mais especial para estes procedimentos,  no sentindo de imprimir celeridade e também estar chamando a população a conhecer a realidade das crianças que se acham acolhidas institucionalmente". 

REPÓRTER: Lara Cardoso, de 24 anos de idade, apadrinhou Pedro Henrique, de 5 anos. Ela fez o apadrinhamento afetivo, onde o padrinho ou madrinha mantém uma ligação de afeto com a criança, levando-o  para passear e  passar os fins de semana em casa.

SONORA: Lara Cardoso

"Mudou minha vida totalmente, uma pessoa de 24 anos que saia muito e tudo, mudou minha vida dentro do meu coração, deixei de dormir tarde no final de semana e acordar tarde, para acordar cedo para poder passear com ele e aproveitar o dia com ele."

REPÓRTER: O programa "Conta Comigo" prevê a possibilidade de mais de um apadrinhamento por criança e até a possibilidade de ajuda coletiva. O programa surgiu em maio de 2013. O juiz, Alessandro Ozanan, destaca que todos podem realizar visitas nos abrigos através do projeto.

SONORA: Juiz da 1° vara da Infância de Juventude, Alessandro Ozanan.

"Então, a possibilidade da sociedade estar se apoderando dessa situação das crianças acolhidas é estar visitando os abrigos através do programa do tribunal conta comigo de crianças e adolescentes, apadrinhamentos de crianças e adolescentes".

REPÓRTER: Segundo o mais recente levantamento da Comissão Estadual de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Pará, CEIJ, existem 149 crianças e adolescentes em 12 abrigos institucionais em Belém, Ananindeua e Marituba, dos quais 103 se enquadram no apadrinhamento solidário na faixa etária de 7 a 18 anos. Outras informações sobre o apadrinhamento solidário do projeto "Conta Comigo" pelo telefone da Coordenadoria da Infância e Juventude, zero, código da operadora, 91- 3205 – 2716.

Reportagem, Storni Jr

Receba nossos conteúdos em primeira mão.