BATAGUASSU (MS): Trabalho intensificado impede epidemia de doenças, mas mosquito da Dengue está presente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Uma das principais características de uma cidade que fica na fronteira é o grande número de pessoas circulando. E isso sempre é uma preocupação para a saúde pública. É o que acontece em Bataguassu em relação ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Muita gente indo e voltando aumenta o risco de uma epidemia.
Como prevenção, a prefeitura de Bataguassu passou o ano desenvolvendo atividades para que não acontecesse uma epidemia na região.
A coordenadora de vigilância em saúde do município, Rita Buzinaro, relembra o perigo da aproximação do verão, época ideal para a reprodução do mosquito.
Ela dá detalhes do que foi feito para evitar um número muito grande de casos das doenças transmitidas pelo mosquito.

TEC/SONORA: Rita Buzinaro, coordenadora de vigilância em saúde
“É lógico que, nessa época do ano que estamos entrando, começam a aumentar as chuvas e consequentemente começa a ficar em uma situação um pouco pior, de outubro para cá. Mas, nós estávamos sempre prevenidos. Começamos os mutirões, as panfletagens e a mídia muito cedo. Já para prevenir uma infestação do vetor e consequentemente que as doenças se espalhem.”
 
LOC: Em 2016, segundo a coordenadora de vigilância em saúde Rita Buzinaro,Bataguassu registrou 218 casos suspeitos de Dengue e apenas um de Chikungunya. Para padronizar as ações contra as doenças em todo o estado do Mato Grosso do Sul, a secretaria estadual de Saúde promoveu no início de dezembro capacitação com representantes das secretarias de saúde dos 79 municípios. Em fevereiro, segundo o coordenador de controle de vetores, Mauro Lúcio Rosário, haverá nova rodada de atualização de conhecimentos sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, dessa vez para coordenadores epidemiológicos e agentes dos municípios.

TEC/SONORA: Mauro Lúcio Rosário, coordenador de controle de vetores

“Nós vamos capacitar com relação à biologia do vetor, visita domiciliar e educação em saúde. Com isso, nós temos a certeza de que vamos conseguir minimizar o impacto dessas doenças .”

LOC: Dez minutos semanais de vistoria em casa para eliminar possíveis focos do mosquito ajudam a evitar Dengue Zika e Chikungunya. 

Para mais informações sobre o mosquito e o modo de eliminar focos em casa acesse combateaedes.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.