BARRETOS (SP): Combate ao Aedes continua com visita a mais de 20 mil imóveis, na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Barretos tem a missão de vistoriar 50 mil imóveis no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Até agora, cerca da metade já recebeu visitas dos 50 agentes comunitários de saúde e de endemias, segundo informações da secretaria municipal de Saúde. Os bairros com maior número de notificações suspeitas das três doenças são Nova Barretos, Luís Spina e Barretos II. O Exército também tem ajudado na mobilização contra o mosquito e, em maio, cerca de 100 atiradores do Tiro de Guerra vão ser treinados para se tornarem agentes de vetores. Em dias de mutirão, a Polícia Militar contribui com a liberação da entrada em imóveis ou terrenos fechados. Para o secretário de Saúde de Barretos, Alexander Stafy, é importante que a população coopere e também fique vigilante na eliminação dos criadouros do Aedes.    

 

SONORA: secretário de Saúde de Barretos, Alexander Stafy.

 

“A gente pede para população separar um período na semana, toda semana, 10, 15 minutinhos pra estar investigando, olhando o seu quintal. Se todos nós nos unirmos, não tem como a gente perder a batalha em relação a esse mosquito.” 

 

REPÓRTER: Aos finais de semana e feriados, o morador que tiver algum sintoma da dengue, Zika ou chikungunya, pode ir ao Postão da Praça 9 de Julho, no Centro. O atendimento é de sete da manhã às sete da noite. Após esse horário, as Unidades de Pronto Atendimento estão disponíveis. Vale lembrar que a principal forma de se proteger é impedir que o Aedes nasça, como ressalta o diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. 

 

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

 

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

 

REPÓRTER:  Se você suspeita de algum foco do Aedes em terrenos baldios ou em imóveis fechados na vizinhança, ligue na Controle de Vetores de Barretos. O número é: 3325-7088. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Com a colaboração de Ana Freire, reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.