BARREIRINHA (AM): Índice de vacinação contra o vírus HPV no município ainda é baixo

Aproximadamente 5% das meninas do município de Barreirinha, no Amazonas, tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aproximadamente 5 por cento das meninas do município de Barreirinha, no Amazonas, tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV. No entanto, a meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 75 por cento das garotas sejam imunizadas. O vírus HPV é o que mais causa câncer do colo do útero no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que sejam descobertos 630 novos casos da doença, somente no estado do Amazonas. O ciclo de imunização é dividido em três etapas. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica o porquê das três fases de vacinação.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
“A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante que a vacina é segura.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa
“Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais e isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV, com o exame Papa Nicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo de útero”.   
 
REPÓRTER: A campanha do Ministério da Saúde visa diminuir o número de casos de câncer do colo do útero, pois de acordo com o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, 14 mulheres morrem a cada dia no Brasil devido à doença. As meninas de Barreirinha entre 11 e 13 anos que ainda não se vacinaram contra o vírus HPV, devem procurar qualquer um dos sete postos de saúde no município para serem imunizadas portando o cartão de vacina ou documento de identidade.

Reportagem, Ivana Sant’Anna

Receba nossos conteúdos em primeira mão.