BARRA DOS COQUEIROS (SE): Município confirmou 114 casos de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Barra dos Coqueiros confirmou, de 2016 até agora, 114 casos de Chikungunya. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite Dengue e Zika. Quem foi picada pelo mosquito e acabou contraindo a virose foi a auxiliar de serviços gerais, Andreia Santos. Ela conta que ficou muito debilitada por causa da Chikungunya.

TEC./SONORA: Andreia Santos, auxiliar de serviços gerais

“No início foi muita febre, muita dor no corpo e também falta de apetite. Senti muita dor de cabeça e febre bastante alta. E, depois que passou a febre, senti muita dor nas articulações. Isso durou meses.”

LOC.: Andreia tem 24 anos e mora no Centro da cidade. Ela garante que em casa não dá chance para o mosquito se reproduzir, mas lamenta que nem todo mundo no bairro em que mora tem a mesma consciência.

TEC./SONORA: Andreia Santos, auxiliar de serviços gerais
“Jogam sim lixo na rua, muitas casas são fechadas também e muitos moradores nem permitem a entrada dos agentes de endemias.”

LOC.: A grande preocupação do Ministério da Saúde neste verão é a Chikungunya. Isso porque poucas pessoas tiveram a doença no ano passado e não estão imunes. José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica o que é a doença e quais são os sintomas dela.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz

“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivirus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmito pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então, é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”

LOC.: E para Barra dos Coqueiros não sofrer com Chikungunya, Dengue e Zika, o ideal é que cada morador colabore com o combate ao mosquito, como ressalta a Secretária Estadual de Saúde, Conceição Mendonça.

TEC./SONORA: Conceição Mendonça, Secretária Estadual de Saúde

“São medidas básicas, começando dentro da sua casa, não deixando água parada, criadouros, plantas. Também evitando lixo na porta de casa, lixo se coloca no lixeiro. São ações altamente eficientes que você tem que ter cuidado porque a Dengue mata.”

LOC.: Muitos municípios da região de Barra dos Coqueiros apresentam casos confirmados de Chikungunya. São Cristóvão, Laranjeiras e a capital, Aracajú, são algumas delas. Para saber mais sobre as doenças e aprender a se prevenir do mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.