BARRA DO PIRAÍ (RJ): Secretaria Municipal de Saúde encontra mais de 130 focos do mosquito da Dengue em residências

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo um levantamento mais recente realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram encontrados pelos agentes de saúde 138 focos de reprodução do mosquito da Dengue em três bairros de Barra do Piraí. De acordo com o chefe da pasta, Mauro Miranda, os bairros afetados são os que estão próximos ao rio Paraíba do Sul.

TEC/SONORA: Mauro Miranda, secretário municipal de Saúde de Barra do Piraí.
 “Nós temos um bairro que se chama Matadouro. Lá, foram encontrados 24 casos positivos em busca de residência. No bairro Química, tivemos outros 24 casos positivos. E o centro da cidade, tivemos 90 casos positivos, em busca em domicílios.”
LOC: Segundo o secretário, a cidade conta com 36 agentes comunitários de saúde, para um total de 94.778 habitantes. Para ele, a dificuldade dos agentes em percorrer grandes distâncias, por conta da extensão do município, dificulta no momento de se evitar que possíveis focos se tornem criadouros do mosquito.

TEC/SONORA: Mauro Miranda, secretário municipal de saúde de Barra do Piraí.
“Dengue, nós tivemos a positividade [confirmação] em 668 residências. A meta é atender pelo menos 75% das residências. O município é muito amplo. Distritos que ficam pelo menos a 30 quilômetros do centro administrativo. Então, nós temos dificuldades pela crise, dificuldades de pessoal, nós temos dificuldade de transporte, todos os problemas causados pelo momento que o Brasil atravessa.”
LOC: Dados do IBGE mostram que Barra do Piraí possui uma extensão de quase 579 quilômetros quadrados, fazendo com que cada agente precise percorrer pouco mais de 16 quilômetros quadrados para combater a reprodução do mosquito. Diante dessa dificuldade, o secretário deixa um recado à população, que, para ele, precisa ser responsável por 70% das ações preventivas.
TEC/SONORA: Mauro Miranda, secretário municipal de Saúde de Barra do Piraí.
“Essa proporção nunca vai se inverter. O correto seria 70% da participação de ações da população e 30% do governo. É muito difícil praticar aqueles famosos 10 minutos, mas como bons brasileiros, nós não desistimos.”

LOC: População de Barra do Piraí, não permita que o mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika tome conta da cidade! Fiscalize suas casas e não deixe que criadouros se formem. Ainda tem dúvidas? Acesse saúde.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a reprodução do mosquito. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.