Data de publicação: 30 de Janeiro de 2017, 23:17h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Barra do Garças começou 2017 com a mesma preocupação do ano passado em relação à saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou dois casos suspeitos de Zika em janeiro, dez de Dengue e um de Chikungunya. No ano passado inteiro, foram mais de mil e 200 casos suspeitos de Zika, mais de 700 de Dengue e dezesseis de Chikungunya. A preocupação com o Zika tem um agravante: o vírus é ainda mais perigoso nas grávidas, pois ele pode causar microcefalia na criança em formação, e a microcefalia impede o desenvolvimento normal do cérebro do bebê. Para o coordenador de saúde coletiva de Barra do Garças, Josmar Teixeira, a postura da população preocupa e pode contribuir para o surgimento de uma epidemia.
TEC./SONORA: Josmar Teixeira, coordenador de saúde coletiva
“O principal problema aqui é a falta de conscientização, porque todos os bairros possuem um agente de endemias, então não podemos dizer que tem uma área descoberta. Aqui a gente vem vivenciando muito isso, porque passamos várias vezes no imóvel, conversamos com o morador, mas ele acha que a responsabilidade é só do município.”
LOC.: Para visitar as residências e passar os cuidados necessários aos moradores, Barra do Garças conta com mais de 150 agentes de saúde e de combate à endemias. Maria Cislene, de 40 anos, é uma delas. Ela passa algumas orientações para a população, com o objetivo de diminuir os riscos de contaminação.
TEC./SONORA: Maria Cislene, agente de endemias
“Temos que tomar um cuidado dobrado, principalmente agora, período chuvoso, e jamais colocar lixos nos terrenos baldios. Infelizmente a nossa região tem muitos terrenos baldios, dos quais, 90% acabam virando depósito de lixos e entulhos.”
LOC.: Entre as regiões da cidade mais afetadas pelas doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, Vila Santo Antônio é a que mais se destaca, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Lá, só em 2017, foram registrados dois casos suspeitos de Zika, dez de Dengue e um De Chikungunya. Para mais informações acesse; saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev