BARRA DO CHAPÉU (SP) Município vive há 11 anos sem doenças transmitidas pelo Aedes

Armadilhas para capturar o mosquito são espalhadas pela cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: De maneira simples Barra do Chapéu vem combatendo o Aedes aegypti e tem dado certo. Adesivos colados em residências já vistoriadas pelos agentes de combate, trabalhos educativos entre alunos e professores, nas escolas e armadilhas com pneus para capturar o mosquito, são medidas adotadas pelo município que há 11 anos não apresenta casos de dengue, Zika ou chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A diretora de Vigilância em Saúde, Lissandra Araújo, explica porque o trabalho realizado na cidade é eficiente na luta contra o inseto.
 
SONORA: Diretora de Vigilância em Saúde, Lissandra Araújo
 
“A gente está comunicando os agentes comunitários de saúde e a população através de um informativo. Também estamos fazendo uma intensificação casa a casa para orientar a população. Quando encontramos larvas, a gente faz a coleta e mandamos para análise, para saber se é Aedes aegypti.”
 
REPÓRTER: A captura de larvas é feita da seguinte forma: pneus com água são espalhados pela cidade. Toda sexta-feira os agentes de combate coletam as larvas e levam para a análise para saber se é Aedes aegypti ou não. Quando o resultado dá positivo, os trabalhos de limpeza são intensificados naquela área. Aos sábados, um mutirão de combate ao Aedes passa pelo município. 13 agentes comunitários de saúde e um de endemias orientam a população sobre os cuidados que se deve tomar para evitar que o mosquito nasça. O funcionário público, Gentil Cordeiro, de 56 anos conta que está feliz em saber que a cidade onde mora está livre da dengue, Zika e chikungunya.
 
SONORA: Funcionário público, Gentil Cordeiro
 
Eu me sinto muito bem, me sinto feliz porque é um caso raro. A gente ouve fala tanto na televisão sobre dengue. Fico feliz porque aqui na minha cidade não tem, não se encontra, não tem esse problema.”
 
REPÓRTER: A recomendação é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do mosquito ou se tem dúvidas sobre as doenças transmitidas por ele pode ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Chapéu. O número é: 3554-1375. Mais informações, no endereço combateaedes.saude.gov.br.
 

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.