BARCELOS (AM): Vacinação contra HPV é normalizada no município; ação é voltada para meninas entre 9 e 11

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: A procura pela vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, em Barcelos, é uma das menores do país. Até o momento, apenas 4,11 por cento das meninas com idade entre 9 e 11 anos receberam a primeira dose da vacina. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério da saúde, que é de vacinar 80% dessas jovens. De acordo com a prefeitura do município, alguns problemas administrativos, como a falta de enfermeiros, atrapalharam a aplicação da vacina no primeiro semestre. Por causa das dificuldades, o volume de crianças imunizadas ficou abaixo do esperado. Marcos de Lima, coordenador de vigilância epidemiológica do município, informa que a situação já foi normalizada.
 
TEC: Marcos de Lima, coordenador de vigilância epidemiológica de Barcelos
 
“O município de Barcelos estava passando por algumas dificuldades de ordem administrativas, então as atividades do sistema de imunização, de intensificação, na verdade, da campanha de HPV estava paralisada. Só foi retomada agora, recentemente, no segundo semestre e começamos a atividade em algumas escolas. Uma escola estadual, duas municipais. Então a gente esta montando ainda estratégias de fazer o convite aos nossos jovens e adolescentes para que compareça na sala de vacina, localizada na unidade mista de Barcelos, para que essas crianças possam tomar essas primeiras doses.”
 
LOC: Lima afirma que em razão do pequeno número de crianças vacinadas, a cidade decidiu dar preferência a todas as meninas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, para, então, em 2016, priorizar a segunda fase da imunização.
 
TEC: Marcos de Lima, coordenador de vigilância epidemiológica de Barcelos
 
“A gente vai trabalhar, né? Já foi feito o oficio para as escolas, para fazer o levantamento das crianças, juntamente com a autorização dos pais, para que a gente possa fazer a atividade a nível escolar. Iremos iniciar a primeira dose agora e a segunda dose em março do ano que vem.”
 
LOC: O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, a doença é a terceira maior causa de morte entre as mulheres no país. A vacina contra o HPV que é oferecida de forma gratuita pela rede pública de saúde assegura proteção para os quatro principais subtipos da doença, responsáveis 70% dos casos de câncer de colo do útero e de 90% dos casos de verrugas genitais. A primeira fase de vacinação contra o HPV em Barcelos segue até março de 2016 no único posto de saúde da cidade. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e acesse o portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.