BANDEIRANTES (MS): Grande número de suspeitas de dengue deve reforçar combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Até o dia 20 de abril, Bandeirantes registrou 350 casos suspeitos de dengue. Levando em conta a população do município, mais de seis mil e 700 habitantes, o número de casos é alto. Por isso, o Ministério da Saúde incluiu a cidade na lista de municípios prioritários no combate ao Aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito também é responsável por transmitir a febre chikungunya e o vírus Zika. A secretaria estadual de Saúde classifica Bandeirantes como de alta incidência de dengue. O gerente estadual do programa de combate ao mosquito, Márcio Luís de Oliveira, lembra que essa batalha é de todos, do poder público e da população
 
 
SONORA: Márcio Luís de Oliveira, gerente do programa de combate ao Aedes
 
 “Os agentes estão aí para fazer uma vistoria no seu imóvel, para verificar se há focos do mosquito e, acima de tudo, eles estão aí para prestar uma orientação. O cuidado com a sua casa não é propriamente o poder público que tem que ter. É cada morador que precisa ter o cuidado com seu imóvel”.
 
 
REPÓRTER: Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente seis mil agentes de saúde e endemias para vistoriar imóveis e eliminar, ou tratar, possíveis criadouros. Eles também informam a população sobre os cuidados necessários no dia a dia. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, reforça a importância de você deixar o agente entrar na sua casa. Ele destaca que os cuidados devem ser ainda maiores nesse período do ano.
 
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Historicamente, estamos passando pelo mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
 
 
REPÓRTER:  Em todo o estado, já passa dos 51 mil o número de casos suspeitos de dengue. São, ainda, mais de mil e 300 de vírus Zika e 290 de chikungunya. Cento e nove gestantes tiveram a contaminação por vírus Zika confirmada. A preocupação das mulheres grávidas com o vírus é maior porque ele pode causar microcefalia em recém-nascidos. Outras 200 gestantes ainda aguardam resultado de exames para atestar a infecção por Zika.  Além de Bandeirantes, Alcinópolis, Bonito, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste também estão na lista de municípios prioritários no combate ao mosquito Aedes no estado. Segundo a secretaria estadual de Saúde, o combate ao inseto está mais difícil neste ano devido ao alto índice de chuvas em Mato Grosso do Sul. 
Os cidadãos do Mato Grosso do Sul que tiverem dificuldade de entrar em contato com as secretarias municipais para fazer denúncias ou tirar dúvidas, pode ligar no número 3326-7182. O telefone é da  Central de Atendimento da Secretaria Estadual de Saúde. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika e acesse o site:  combateaedes.saude.gov.br
 
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.