BAHIA: Profissionais de saúde aprendem mais sobre febre amarela por videoconferência

A ideia foi aprimorar o conhecimento desses profissionais sobre essa doença e procedimentos de atendimento à população

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A secretaria de Saúde da Bahia promoveu, nas últimas semanas, palestras transmitidas pela internet sobre febre amarela, para tirar dúvidas e compartilhar experiências com mais de 1.300 profissionais de saúde do estado. A ideia foi aprimorar o conhecimento desses profissionais sobre essa doença e procedimentos de atendimento à população. A diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Maria Aparecida Figueiredo, conta como foi feito realizado o trabalho.

TEC./SONORA: Maria Aparecida Figueiredo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Bahia.

“Falamos da situação epidemiológica da febre amarela, sinais e sintomas da própria doença e a conduta que deve ser feita frente a um caso de febre amarela. No outro dia; nós voltamos só para tirar as dúvidas que eles ficaram em relação a situação.”

LOC.: Essas palestras são necessárias porque na Bahia, segundo a secretaria de Saúde, os municípios de Mucuri, Itamajaru, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Ilhéus, no sul do estado, Itiúba e Feira de Santana, no centro-norte, e Coribe, no oeste baiano, têm nove casos suspeitos da doença em investigação. Ceuci de Lima, uma das organizadoras das palestras, é diretora do Hospital Couto Maia, em Salvador. Segundo ela, o assunto principal das palestras foi a vacina.

TEC./SONORA: Ceuci de Lima, diretora do Hospital Couto Maia, de Salvador.

“Quando uma pessoa é picada por um mosquito que transmite a febre amarela, se ela tiver imunizada, a expectativa é que essa pessoa não fique doente. Já que a vacina contra a febre amarela é muito eficiente. A segunda coisa, é que a febre amarela é uma doença que a grande maioria dos casos, é uma forma assintomática. Ou seja, nem todo mundo que adquirir febre amarela vai ter um caso grave da doença.”

LOC.: A web-palestra foi assistida por profissionais de saúde de 90 municípios do estado, mas a ideia também foi capacitar melhor os profissionais de saúde das 45 cidades que a Secretaria Estadual de Saúde recomenda que vacinem a população. Esses municípios estão distribuídos nas microrregiões de Guanambi e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Ibotirama, Santa Maria da Vitória e Barreiras, no oeste, Juazeiro, no Norte, Teixeira de Freitas e Eunápolis, no sul do estado, e Irecê, na região leste. Você pode assistir às palestras no link: telesaude.ba.gov.br. Para mais informações sobre febre amarela e os sintomas, vacina e quais são as áreas de risco, acesse: www.saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.