BAHIA: Mais de 300 mil doses já foram aplicadas nos municípios prioritários

Segundo a secretaria estadual de saúde, pouco mais de 309 mil doses foram aplicadas de lá para cá e o órgão acredita que é a vacinação que tem impedido a doença de entrar na Bahia.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Nove casos suspeitos de febre amarela estão sendo investigados na Bahia. Nenhum caso da doença foi confirmado até o momento. Sessenta municípios do oeste, sudeste e extremo-sul do estado recebem, desde janeiro, o reforço da vacina. Segundo a secretaria estadual de saúde, pouco mais de 309 mil doses foram aplicadas de lá para cá e o órgão acredita que é a vacinação que tem impedido a doença de entrar na Bahia. O coordenador de Imunização, Ramon Saavedra, garante que em nenhum momento faltou vacina nos municípios.
 
TEC./SONORA: Ramon Saavedra, coordenador de Imunização.
 
“Lembrando que a vacina está chegando para vacinar na área de recomendação da vacinação. Não é pra vacinar o estado todo, não é a recomendação. É só na área de risco com recomendação da vacina. Fora, nos outros municípios, é só para quem vai viajar e para as crianças que estão iniciando o esquema.”
 
LOC.: Segundo o ministério da Saúde, quando é necessária a vacina, a pessoa deve tomar duas doses, a segunda dez anos após o primeira. Feito isso, a pessoa está livre da febre amarela para sempre, não precisa mais se vacinar. A primeira dose que a farmacêutica Ana Cláudia Prado, moradora de Itanhém, tomou vence este ano. Ela garante que vai tomar a segunda.
 
TEC./SONORA: Ana Cláudia Prado, farmacêutica.
 
“Olha, eu não tomei ainda porque não tive tempo. Mas a minha vence agora este ano mesmo. É muito importante a gente manter tudo certo. Porque previne outros tipos de doenças que possam vir a nos atingir, alguma epidemia que possa ter.”
 

LOC: Se você tiver febre alta de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, além de fraqueza e muito cansaço, é importante procurar um médico, pois você pode estar com a febre amarela. Nos casos mais graves, a pessoa infectada pode ficar com a pele e os olhos amarelados. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.