BAHIA: Mais de 100 mil pessoas sofrem com Dengue, Zika ou Chikungunya no estado

Os primeiros cuidados para evitar a proliferação do mosquito tem que começar dentro de casa.

Salvar imagem

TEC/SONORA: Maria Clara, publicitária
“Eu sentia muita dor de cabeça e a dor no rosto que confundia com a dor nos olhos. Só que aí eu tinha febre com hora marcada. Ao anoitecer eu começava a ter febre, sentia muito frio, muita dor no corpo. Meus pés inchavam muito e aí que eu comecei a me coçar e percebi que meu corpo estava todo manchado: perna, braço, peito, costas. O único lugar que não manchou, pelo menos, foi o rosto. Sentindo muita dor no corpo, muita, muita, muita e meus pés inchavam.”
LOC: É Maria Clara, isso é Zika. Maria Clara é publicitária e mora no bairro Pituba, no Sul de Salvador. Mas espera aí! Será que Maria Clara tinha cuidado e evitava focos do mosquito que, além do vírus Zika, transmite Dengue e Chikungunya, na própria casa?
TEC/SONORA: Maria Clara, publicitária
“Na minha casa a gente gosta muito de planta e a gente tinha um lago. Ficou naquela incógnita, sabe? Tem problema? Não tem problema? Então a gente preferiu também tirar o laguinho por causa dessa questão. Várias pessoas na minha família tiveram. Então assim, foi uma sucessão de acontecimentos.”
LOC: Xiii! Tá vendo aí? Tinha problema sim. Não adianta, os primeiros cuidados para evitar a proliferação do mosquito tem que começar dentro de casa. E é muito simples. A Diretora de Vigilância Sanitária, Maria Aparecida vai te ensinar como fazer isso.
TEC/SONORA: Maria Aparecida, diretora de Vigilância Sanitária
“É necessário que cada um cuide da sua casa. Então inspecionar onde tem aqueles vasos de planta pra evitar acumular água parada, colocar areia. Olhar, se você tem lixo e o caminhão do lixo não passa na sua rua todos os dias, a cada três dias então você acondicionar esse lixo de uma forma que não caia água em cima e colocar na rua só na hora que o carro do lixo vai passar”.
LOC: Viu aí, não marque bobeira. Na Bahia são mais de 60 mil pessoas com Dengue, além de 49 mil casos suspeitos de Chikungunya e 56 mil de Zika. Dedique 15 minutinhos por semana para eliminar os focos e assim você estará livre dessas doenças. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.