BAHIA: Aplicativo de celular é usado no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Até o momento, cerca 80 municípios baianos já aderiram o aplicativo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os moradores das cidades baianas podem ajudar as equipes das secretarias municipais de Saúde a localizar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, com mais facilidade. Por intermédio de um aplicativo chamado Caça Mosquito, você pode tirar a foto de um criadouro e enviar para a central da equipe de combate ao mosquito. Com a informação coletada, os agentes vão até o local informado e eliminam o criadouro. A Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, do estado da Bahia, Ita de Cássia, diz que o aplicativo pode servir também de incentivo para que a população entre de vez no combate ao mosquito.

TEC/SONORA: Ita de Cássia, Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, da Bahia

“Para estimular a população a participar e que identifique esses focos. Não precisa ser focos necessariamente em casa ou na vizinhança. Pode ser um pondo de ônibus, em uma praça ou em um terreno baldio. Então, o aplicativo facilita esse contato da população com o serviço de Saúde.”

LOC: Para ter o aplicativo, que é disponível para Android, é muito fácil. Clique no ícone Play Store do seu celular e baixe o aplicativo Caça Mosquito. Para fazer a denúncia do foco, é só clicar no ícone da câmera fotográfica, tire a foto do criadouro e escreva um comentário na área disponível e envie para o setor responsável pelo combate ao mosquito na sua cidade. Não é preciso se identificar. Até o momento, cerca de 80 municípios baianos já aderiram ao aplicativo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.