BAHIA: 942 casos de microcefalia estão sendo investigados, no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O novo balanço da Secretaria Estadual de Saúde aponta que a Bahia tem 942 casos de microcefalia investigados. A doença, responsável pela má formação do cérebro de bebês, pode ser causada pelo vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também passa a dengue e a chikungunya. Desses casos, 320 foram investigados com exames de imagem, sendo que 200 foram já confirmados e 120 descartados. 24 recém-nascidos morreram na Bahia por causa da doença. É importante lembrar que a forma mais eficaz de se prevenir de todas as doenças causas pelo Aedes aegypti é não deixar com que ele nasça. Por isso, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, faz um apelo para que a população se conscientize e pense na situação das mães dessas crianças.

 

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”

 

REPÓRTER: A recomendação é que cada família gaste 15 minutos, por semana, para exterminar os possíveis criadouros do Aedes. Se você conhece algum lugar que pode ser foco do mosquito, na Bahia, e que não pode ser limpo pela população, basta ligar gratuitamente para 0800 0753 226. Ou se preferir, você pode baixar o aplicativo Caça-Mosquito, disponível para Android e IOS e registrar sua denúncia por lá. Mais informações sobre como combater o mosquito, podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br  

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

VEJA MAIS:

BAHIA: Redes sociais estimulam interação de internautas no combate ao Aedes aegypti

BAHIA: Mais de quatro milhões de imóveis do estado receberam a visita de agentes de saúde contra o Aedes aegypti

BAHIA: Cepred realiza mutirão de exames auditivos para bebês com microcefalia

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.