REPÓRTER: O balanço das três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano mostra que 92% das vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde para a Bahia foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Isso significa que das 387 vagas solicitadas pelos municípios do estado, 358 já estão ocupadas por médicos preparados para atender as pessoas que mais precisam de atendimento em saúde. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, comemora os resultados do programa.
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
“O programa Mais Médicos criado em 2013 já começa a produzir os resultados esperados, no sentido de ampliar o processo de fixação de profissionais médicos na atenção básica nas regiões de mais difícil acesso. Fazendo efetivamente interiorização e garantia de atendimento para as populações mais vulneráveis, que mais dependem do SUS. Nós estamos dando um passo significativo para poder garantir a toda à população brasileira o direito a atenção básica, a saúde”.
REPÓRTER: O diretor de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Cristiano Sóster, conta como a população do estado recebeu os profissionais brasileiros do programa Mais Médicos.
SONORA: diretor de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia - Cristiano Sóster
“Foi muito emocionante assim, a população realmente estava em festa. Foram recebidos com faixas na entrada das cidades. O prefeito, secretário de saúde, Câmara de Vereadores tiveram questão de fazer sessão solene para receber todos os municípios que a gente acompanhou, eles foram recebidos pela Câmara de Vereadores e pelos prefeitos e a comunidade realmente estava muito feliz.”
REPÓRTER: Nas três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano, 92% das vagas ofertadas em todo o país já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. O Mais Médicos em 2014 beneficiou 50 milhões de brasileiros que sofriam com a falta de atendimento em saúde. Para se ter uma ideia, foram 14.462 médicos atuando em mais de três mil municípios. Este ano, o Governo Federal pretende garantir a assistência à saúde de aproximadamente 63 milhões de pessoas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é
www.saude.gov.br
Repórter, Victor Maciel